Apoio psicopedagógico é retomado através da CINPER

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Atendimento abarcará alunos e colaboradores

Com o intuito de zelar pelo bem-estar de sua comunidade acadêmica e de seus colaboradores, a FADISMA, através da Coordenação de Ingresso e Permanência (CINPER), repaginou o antigo Projeto de Apoio Psicopedagógico – agora Programa de Apoio Psicopedagógico e Inclusão (PAPI).

Já é de ampla concordância que o cenário do ensino superior exige uma formação além do viés tecnicista. Cada vez mais, o mundo além dos muros das Instituições de Ensino Superior clama por profissionais emocionalmente preparados para os desafios da “vida adulta”. Esse cenário, somado aos diversos paradigmas sociais vividos atualmente, exigem que as faculdades e universidades promovam uma formação que enalteça habilidades e competências que são intrínsecas a cada indivíduo – nesse contexto surge a CINPER, agora sob Coordenação da professora Candisse Schirmer.

Recentemente, pesquisas realizadas pela CINPER apontaram para uma necessidade que tem se apresentado crescente nos últimos anos: o aumento significativo de sintomas emocionais e dificuldade de identificar e lidar com os próprios sentimentos, elemento que fomenta a necessidade de aperfeiçoamento dos serviços ofertados pela Instituição e que possam colaborar com o desenvolvimento integral da comunidade acadêmica.

Prof. Candisse Schirmer, Coordenadora da CINPER

 

Possibilitando inclusão e permanência e atenta a fragilidades diversas, a nova roupagem do Programa contemplará não só alunos, mas também colaboradores da casa. Aos discentes, o Apoio representará a oferta de um espaço de acolhimento, reflexão, intervenção e/ou encaminhamento, de forma colaborativa e prevendo incentivar a autonomia.  A expectativa é acompanhar o desenvolvimento dos discentes a partir do momento de seu ingresso na FADISMA, durante o seu desenvolvimento acadêmico, bem como no processo de finalização do curso escolhido e sua preparação para o mercado de trabalho – tudo isso levando em conta seus aspectos emocionais e cognitivos.

Outra meta é acolher e encaminhar soluções para os discentes que apresentem problemas na organização, na gestão das aprendizagens, nos métodos de estudo, promovendo a dinâmica de aprendizagem, os hábitos e a rotina de estudos.

Aos colaboradores, por sua vez, a oportunidade representa ir além da produtividade, legitimando nossa preocupação com a condição socioemocional funcional de cada um.

Como utilizar o PAPI?

Para realizar um atendimento junto ao PAPI, é preciso o agendamento prévio através do e-mail [email protected] e contemplarão, no máximo, 5 encontros, no tempo de 30 minutos. O local para desenvolvimento das atividades será a Sala do Apoio Psicopedagógico, localizada no térreo da Instituição.

O enquadre terapêutico, apesar de se caracterizar pelo serviço de apoio e escuta, mais do que pelo tratamento psicológico propriamente dito, seguirá os moldes da clínica psicológica, assegurando o sigilo das informações e relatos prestados pelos pacientes, a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, considerando as normas do Código de Ética do Profissional Psicólogo.

O diagnóstico, intervenção, indicação de necessidade, frequência, continuidade dos atendimentos, encaminhamentos e relatórios serão de responsabilidade da psicóloga Anniele Rosinski da Silva e da também psicóloga e docente do curso de Ciências Contábeis, responsável pela disciplina de Psicologia Organizacional, prof. Lize Calvano.

 

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