Balanço: Projeto Declare-se foi um excelente laboratório

Opinião foi semelhante a partir de diferentes pontos de vista

Após três sábados consecutivos de atividades, a opinião compartilhada por professores, acadêmicos e público foi taxativa: o Projeto Declare-se foi um sucesso! Em sua segunda edição, a atividade extensionista do curso de Ciências Contábeis mais do que dobrou o número de atendimentos em relação à primeira edição.

Com a proposta de prestar um serviço de qualidade, seguro e gratuito para a população santa-mariense, o grupo de 20 acadêmicos e quatro professores prezou pela dedicação e atenção durante todo o processo.

Ao todo, foram quase 30 dias de atividades, dentre seleção dos interessados, capacitações e prática. Com uma metodologia bem definida, os alunos participaram de uma prova inicial, depois de uma oficina intensiva seguida de nova prova, para, por fim, formarem equipes de trabalho divididas em escalas.

“O processo de seleção foi longo e tivemos muitos interessados, por isso tal nível de detalhamento. Em todos atendimentos pudemos notar o envolvimento dos alunos com a comunidade que esteve presente tirando dúvidas, realizando declarações”, comenta o professor Coordenador do curso de Ciências Contábeis, Elionai Postiglione.

Sob supervisão dos professores, acadêmicos realizaram diversos atendimentos

 

Ainda, de acordo com o professor, o projeto deu visibilidade aos acadêmicos.

“Outro ponto positivo foi que este grupo de alunos teve contato com diversos profissionais de renome no setor contábil do município, o que pode lhes proporcionar oportunidades futuras. Tivemos a presença do Delegado da Receita Federal, Araquém de Brum; do Presidente do Sindicontábil Região Centro, Rinaldo Righi; do vice-presidente de Fiscalização do CRC, Paulo Comazzeto e da Delegada do CRC em Santa Maria, Simone Zanon.”

Aprenda e aplique

Os primeiros dois sábados de atividades foram realizados junto aos parceiros do projeto, que cederam seu espaço físico para os atendimentos, realizados no Lounge da CVI Coca-Cola dentro do Shopping Praça Nova – ambas empresas renovaram a parceria feita para a primeira edição do projeto realizada em 2018.

Assim como no ano anterior, Lounge da CVI e Shopping Praça Nova sediaram parte da atividade

 

Este momento reservou aos alunos um desafio para o qual o conhecimento técnico apenas não é suficiente: atendimento ao cliente. O tato com as pessoas foi um ponto destacado pela jornalista Ana Bittencourt, da Rádio Medianeira FM.

“Achei a ideia excelente. É uma oportunidade enorme para as pessoas que não sabem como fazer, não tem condições de pagar pela declaração de um imposto de renda junto a um contador ficarem em dia com a Receita. Além disso, o atendimento foi excelente, o pessoal foi muito educado e me passou uma tranquilidade enorme durante o processo.”

Para a aluna Amanda dos Santos, o projeto foi um espaço de validação do aprendizado.

“É na prática que vamos provar como funciona aquilo que aprendemos na sala de aula. Nem sempre só a teoria vai ser o suficiente e aqui temos 100% do aprendizado presente, aumenta nossa confiança”, comenta.

Para fechar com chave de ouro, o último sábado de atendimento foi realizado no hall da FADISMA, casa do projeto. Nem mesmo o mau tempo espantou o público, que formou fila para fazer sua declaração.

 

Unidade de Comunicação

[email protected]

Imagem Formulário de Contato

Entre em contato

    Informa-se que a coleta e tratamento de dados pessoais pela Fadisma visa atender ao solicitado neste formulário, bem como para o envio de conteúdo institucional relativo aos serviços prestados por esta instituição, nos termos da nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE, a qual contém mais informações relevantes sobre o tema.

    Política de Privacidade