Da pesquisa à Ação: Academia e Poder Público trabalham em prol de uma Segurança mais Cidadã

A FADISMA, com seu perfil extra-muros, adianta informações sobre potencial case em Novo Hamburgo, cidade situada na Região do Vale do Rio dos Sinos

Sob a gestão técnica do Núcleo de Segurança Cidadã (NUSEC), a Faculdade vem consolidando um dos seus mais inovadores e importantes projetos: o Observatório da Segurança Cidadã de Novo Hamburgo/RS, que, a exemplo de outras propostas institucionais, vai além do Coração do Rio Grande. Definido pelo coordenador e professor Eduardo Pazinato como uma iniciativa de pesquisa-ação no campo da gestão da informação da segurança, o trabalho, mesmo em fase de implantação, dá sinais de legitimação enquanto case na seara em função de uma pulsante dinâmica de trabalho.

Os resultados na estruturação e na institucionalização de um centro de pesquisa social aplicada do Observatório, destinado a qualificar e a aperfeiçoar a capacidade institucional estatal no desenvolvimento conjunto e articulado de políticas públicas de segurança, com foco na prevenção social e situacional das violências, com políticas de segurança pública, em prol do controle e da repressão qualificada da criminalidade, já começam a aparecer. E, como não poderia deixar de ser, quem ganha é a cidadania hamburgense.

Lançamentos promovem cultura da conscientização e prometem transformações positivas

  • O próximo dia 28 de março, segunda-feira, deve consolidar uma importante etapa para a equipe de pesquisadores envolvidos na implantação e desenvolvimento do Observatório de Novo Hamburgo. Para às 10h, no Gabinete do Prefeito (Guarda Municipal, Rua Guia Lopes, 4201 – Bairro Canudos), está previsto o Lançamento da Plataforma Cidadã. E, em breve, ainda, a equipe deverá lançar o Registro Online de Situações de Violências nas Escolas (ROVE).

A Plataforma

Pazinato explica que: “formado por servidores de carreira da Guarda Municipal de Novo Hamburgo e por pesquisadores(as) associados(as) ao NUSEC/FADISMA, o Observatório vem elaborando um conjunto de estudos técnicos e científicos acerca da dinâmica das violências e crimes nessa cidade. Isso tudo tomando como base a sistematização e a análise de fontes primárias, como uma recente pesquisa de vitimização empreendida junto à população hamburguense, e secundárias, a exemplo dos crimes violentos, com destaque para os homicídios, consumados e tentados, latrocínios, roubos em geral, roubos de veículos, tráfico e posse de entorpecentes e violência contra a mulher, disponibilizados, seja pela Divisão de Estatísticas Criminais da Secretaria Estadual da Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP/RS), seja pela 3ª Divisão Regional Metropolitana da Polícia Civil em São Leopoldo”.

Entre as inovações institucionais fomentadas pela iniciativa, oriunda da interface com as forças policiais, a Guarda Municipal e demais agências de segurança e justiça que compõem o GGI-M de Novo Hamburgo, está, justamente, um sistema online georreferenciado de monitoramento e avaliação, processual e de impacto, tanto dos programas, projetos e ações de segurança cidadã quanto dos indicadores criminais, levando em consideração suas recorrências, agenciamentos, fatores de risco, entre outros. “Essa ferramenta de gestão pretende, a um só tempo, potencializar a interação e o controle social da cidadania com o Poder Público, como também constituir-se como um instrumento de administração da política municipal de segurança cidadã através do acesso a dados e informações em formato de mapas, gráficos, relatórios analíticos, entre outras aplicações, com a possibilidade de interação dos próprios cidadãos através de denúncias e de registros de acidentes de trânsito sem vítima fatal, além de acesso ao ROVE (Registro Online de Violência na Escola)”, detalha o professor.

Uma apresentação visual e resumida da plataforma pode ser conferida no final da matéria.

NO AR: Plataforma Cidadã do Observatório é lançada oficialmente

  • O sítio www.odsc.com.br estará em pleno funcionamento a partir das 10h do dia 28/03;
  • Na oportunidade, vai-se apresentar o escopo, as funcionalidades e aplicações do site;
  • Entre outras atrações, o Coordenador Geral, Prof. Eduardo Pazinato, e a socióloga e coordenadora técnica do Observatório, Aline Kerber, ao lado do desenvolvedor web, Roberto Fernandes, trarão mais detalhes e, ainda, atenderão as dúvidas dos profissionais da imprensa.

O ROVE

Sustentados pela ideia da invisibilidade das violências praticadas no ambiente escolar, o Registro Online de Situações de Violências nas Escolas (ROVE), aparece como instrumento de gestão da informação fundamental, preenchido e gerido pela escola, tanto para garantir a identificação da complexidade desse fenômeno social quanto para potencializar o aprimoramento das estratégias de prevenção social e promoção de direitos das crianças e adolescentes a partir da escola. Em breve, as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF’s) de Novo Hamburgo poderão contar com o ROVE, que não substitui o registro policial ou se confunde com o fichamento simbólico do aluno, para realizar diagnósticos e intervenções mais inteligentes, assertivas e qualificadas da natureza, das motivações, agenciamentos e eventuais outros fatores de risco, ampliando a sensação de segurança nas escolas (e entorno), assim como favorecendo o desenvolvimento de ações cada vez mais integradas e integrais, entre as Secretarias Municipais de Educação e de Segurança e Mobilidade Urbana, com a vital liderança da Guarda Municipal, de forma customizada e personalizada, conforme as necessidades de cada escola.

O ROVE é mais uma das conquistas do Observatório da Segurança Cidadã de Novo Hamburgo e estará alocado no site da Plataforma Cidadã de NH, em www.odsc.com.br.

Uma apresentação com origem e detalhes do ROVE também pode ser conferida no final da matéria.

O Observatório da Segurança Cidadã de Novo Hamburgo é uma iniciativa que conta com o apoio técnico e financeiro do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). É gestionado pelo Núcleo de Segurança Cidadã da FADISMA e levado a efeito no âmbito do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), da UGPPV (Unidade de Gestão do Programa de Prevenção à Violência), Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana e da Guarda Municipal de Novo Hamburgo.

O ROVE é uma ferramenta de gestão desenvolvida no âmbito do referido Observatório, a partir do suporte tecnológico da empresa Sphinx Brasil, contratada pelo Município de Novo Hamburgo.

PAZ PRA SUPERAR: O coração do Núcleo de Prevenção Escolar

  • A previsão de lançamento do ROVE é dia 29 de março. A data será confirmada em breve nos canais de comunicação do Observatório.
  • Somente a SMED e o Observatório podem acessar o servidor com relatórios por escola, bairro, região e por ocorrência e não será dado encaminhamento policial em nenhuma situação.

 

Para o Diretor Geral da Faculdade, Professor Eduardo Rocha, “a Faculdade, alicerçada na missão de ‘Educar Sempre’, enxerga no trabalho e nas perspectivas do projeto para Novo Hamburgo mais uma prova de que integração e inovação são as principais sementes para o desenvolvimento”.

Notícias atualizadas, fatos, feitos e uma diversidade de detalhes, registros, metodologias e informações dos Seminários do Observatório (que serão realizados em breve) poderão ser conferidos na Fanpage do Observatório. O endereço pra curtir e acompanhar é: www.facebook.com/observatoriosegurancaNH.

Mais informações e agendamento para entrevistas:

Coordenação de Comunicação
[email protected]

Imagem Formulário de Contato

Entre em contato

    Informa-se que a coleta e tratamento de dados pessoais pela Fadisma visa atender ao solicitado neste formulário, bem como para o envio de conteúdo institucional relativo aos serviços prestados por esta instituição, nos termos da nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE, a qual contém mais informações relevantes sobre o tema.

    Política de Privacidade