De uma Santa Maria para outra

Categorias:
FADISMA Informa
,

Nossos rondonistas estão de volta e cheios de histórias lindas para compartilhar!

Os Professores Coordenadores do Projeto Rondon-FADISMA, Fábio Rijo Duarte e Waleska Cardoso e; os alunos; Arthur, Andréia, Fabricio, Larissa, Maria Angélica, Robson, Thayana e Vanessa estão de volta a nossa Santa Maria com o sentimento de dever cumprido. Foram 66 oficinas realizadas e 15 dias em Santa Maria de Jetibá, pequeno município no estado do Espírito Santo, desenvolvendo, de forma voluntária, ações e projetos que destinados à promoção do desenvolvimento sustentável e o bem-estar da pequena comunidade. A missão, a turma cumpriu com êxito e deixou transparecer, em todas as ações, sempre muita dedicação, carinho e amor.

Na mala, ainda para desfazer, muitas histórias e lições de vida. Eles viveram e sentiram na pele o verdadeiro significado de ser rondonista. Foram momentos únicos, marcantes, que ficarão para sempre na memória de cada membro da equipe, como eles mesmos se denominam, equipe JETCHÊBAH. É por essas e outras que a FADISMA reafirma a sua missão: Educar Sempre. O que significa, por certo, Educar em todo lugar e para todos.

A Instituição parabeniza os docentes Fábio Rijo Duarte e Waleska Cardoso que conduziram o projeto com sabedoria e dedicação e, aos estudantes membros da equipe, registramos nossa profunda admiração pelo belo trabalho realizado, que pode ser acompanhado pela comunidade acadêmica da IEs através de imagens e declarações pessoais nas redes sociais.

A seguir é possível conferir alguns depoimentos dos nossos alunos que participaram da Operação Itapemirim e que marcam a conclusão desse sonho. É lindo e enche nossos corações de esperança e amor ao próximo.

 

 

Depoimento da aluna Thayana Ziegler

“Uma sala de aula com mais de 8 milhões de km²”
O projeto se concretizou. Na mala trouxemos muito mais do que levamos, aprendemos muito mais do que ensinamos. Sentimentos nunca presenciados, afetos sinceros, mãos que amparam, carinho que consola, abraço que afaga, choro que acalma. Sem dúvidas o Projeto Rondon tornou-se um marco na vida de cada um de nós, a transformação que vivemos foi florescendo a cada dia, até brotar a flor mais linda que existe: a união. Juntos fomos mais, fomos melhores, fomos amigos, mãe, pai, irmãos… família!
Hoje, tenho convicção de que empatia, paixão e atenção fazem toda diferença nesse mundo que se mostra tão desigual. Aliás, desigualdade passou longe de tudo que presenciamos, principalmente dessa oficina, na qual tratávamos de cultura e diversidade (foto abaixo). Ouvir atentamente cada história, faz ter certeza que é, justamente, a diferença que nos torna únicos e extremamente especiais. Plantamos as sementes e esse pessoal sensacional multiplicou-as por mil.
Agradeço imensamente a cada pessoa que foi responsável por avivar ainda mais essa inesquecível história. Obrigada família JETCHÊBAH por me transbordar. Inesquecível, transformador, amor, RONDON.”

Depoimento da aluna Vanessa Cerezer

“Hoje, já em solo gaúcho, percebo que o sonho Rondon não acabou. A realização deste sonho começou a partir do momento em que levamos a semente daqui para plantarmos lá. Esse sonho que junto partilhamos desde o primeiro momento em que ouvimos falar do projeto, no momento da elaboração das oficinas, até que fosse realizado. Literalmente missão dada foi missão cumprida. Este Rondon não poderia ser diferente do que foi. Em nada eu mudaria, pois o retorno foi ainda melhor que o esperado. Momento em que as alunas Vanessa e Thayana interagem com jovem durante a Oficina sobre cultura e diversidade.

Não poderia ter compartilhado esta experiência com outras pessoas que não estes meus colegas que se tornaram amigos, família. Hoje não sou uma pessoa diferente, mas com toda certeza sou melhor daquela pessoa que fui. Agora sei meu papel no mundo mais do que nunca, ganhei confiança e certeza de que se cada um fizer sua parte alguma coisa pode ser mudada.

É aquela história de que cada gota de água forma um oceano. “Se o mundo foi capaz de te mudar, você é capaz de mudar o mundo” – vide palitinho de picolé da prof. Walcome come. A história dessa foto vai ficar para sempre em minha memória, pois foi nessa oficina que falamos de cultura e diversidade, sobre o respeito às diferenças.

Este local foi um dos lugares que ouvimos que a semente que foi plantada está dando resultado. Que palavras simples não foram só ouvidas, mas postas em prática. Aos meus amigos, já sinto saudade. Todas as angústias valeram a pena. O medo faz parte, a dúvida faz parte pra quem tem sonhos. A diferença é saber enfrentá-los e conseguir ultrapassar os obstáculos. Construímos a família JETCHÊBAH, e a alegria no peito virou um baita grito de guerra. Poderia resumir tudo a gratidão, a vocês e ao local, as pessoas que lá conhecemos, que nos ouviram, que nos acolheram, abraçaram e que sentiremos saudades. Obrigada!”

Depoimento do acadêmico Robson Ferreira Lançanova

“Faltam palavras para descrever o que vivi e senti durante o Projeto Rondon, dos irmãos e irmãs que a vida me presenteou, dos sentimentos que compartilhamos e do sonho que realizamos. Uma semente que foi plantada em meu coração desde os primeiros semestres da Faculdade pela Professora Carolina Suptitz e que, com muita alegria, ao lado de pessoas maravilhosas (Família JETCHÊBAH), floresceu na Operação Itapemirim. 

Nós levamos ao Município de Santa Maria de Jetibá o desejo de semear sonhos e transformar realidades, mas mal sabíamos que nós seriamos transformados, fomos impactados por pessoas espetaculares e sempre dispostas a partilhar conosco suas vidas, anseios e frustrações, que despertaram em nós o sentimento RONDON – algo que eu nunca experimentei em toda a minha vida. Hoje, com toda a certeza posso dizer que todas as minhas expectativas em relação ao Projeto Rondon foram superadas e em muito. Sou imensamente grato por ter tido a oportunidade de fazer parte disso tudo. Muito obrigado #‎OperaçãoItapemirim#‎ProjetoRondon! Hoje e para sempre rondonista!”

Depoimento da aluna Andréia Pereira de Alfama

“E hoje, sem dúvidas, as lágrimas correram pelo meu rosto, pois chegou ao fim a OPERAÇÃO ITAPEMIRIM – PROJETO RONDON, mais um sonho realizado. Nossa, como esses 15 dias passaram rápido. Santa Maria de Jetibá – ES nos acolheu com tanto carinho e aconchego que a despedida foi difícil…

Quantos amigos fizemos nesse pouco tempo e que deixamos lá… Mas o que nos consola, é que cumprimos nossa missão da melhor forma possível, com dedicação, responsabilidade, amor e carinho.

Viemos todos com o mesmo propósito, dar o melhor de nós, nos entregar de coração, amar o próximo, ajudar e, também, aprender muiiiito, deixar a sementinha da esperança por um futuro melhor e acredito com todas as minhas forças de que conseguimos. Nossa bagagem volta cheeeeeeeia de experiências, amor e compaixão pelo próximo… É claro que não somos mais os mesmos depois dessa vivência, crescemos como seres humanos.

Não somos mais meros Rondonistas, somos a família "JETCHÊBAH"! Vocês estarão para sempre no meu coração, obrigada por tudo! E, estou convicta de que nossa amizade será além RONDON.

Foi pouco tempo, mas valeu, vivi cada segundo, quero o tempo que passou…

E ao nosso Anjo, valeu por tudo, por ser esse cara comprometido e amigo, Deus não coloca ninguém por acaso em nossos caminhos, tu estava destinado para ser um dos "JETCHÊBAH".

Parabéns a todos os Rondonistas da Operação Itapemirim 2016!”

Depoimento de Arthur Marques:

“Vivemos em meio a turbulência criada por nós mesmos enfrentando desafios diários. E, diante de tantos desafios somos colocados a prova de quanto estamos dispostos a nos doar. Este primeiro semestre foi realmente a prova de que quando se busca algo devemos lutar sempre, independentemente dos desafios que venham a surgir, enfrentando as dúvidas e estabelecendo prioridades. Não foi fácil e nunca será fácil!

Mas cabe a nós impormos o que buscamos para nossas vidas. Finalmente mais um dos sonhos que se concretiza. Poder fazer parte desta família que se criou… ver nos olhos daquelas pessoas, que ali estavam, o brilho, a vontade de querer compartilhar suas experiências, seus sofrimentos e o seu saber é algo sem explicação. Redescobrir sentimentos que adormeciam, fortalecer virtudes e doar-se por inteiro, com apenas um objetivo, ver o próximo feliz. Se fala tanto em empatia, colocar-se no lugar do outro, e por poucas vezes realmente acontece, é algo realmente magnífico.

Ser Rondonista é muito mais que ser apenas mais um a fazer a diferença é realmente estar disposto a se entregar de corpo e alma. O que realmente se busca não é uma mudança do dia para noite… não se busca mudar um todo e sim plantar a sementinha do bem… atingir um a um… cada um no seu tempo… esse é o objetivo maior. Jamais devemos esquecer que nossos pensamentos, nossas palavras são responsáveis pela construção do nosso futuro. Agradeço a todos que de alguma forma colaboram para meu crescimento! 

Uma vez Rondonista sempre Rondonista”.

 

Coordenação de Comunicação

[email protected]

Imagem Formulário de Contato

Entre em contato

    Informa-se que a coleta e tratamento de dados pessoais pela Fadisma visa atender ao solicitado neste formulário, bem como para o envio de conteúdo institucional relativo aos serviços prestados por esta instituição, nos termos da nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE, a qual contém mais informações relevantes sobre o tema.

    Política de Privacidade