A democracia no espelho: Black Mirror e a crise de representação

Proposta trará episódio da série para sala de aula

Na próxima terça-feira (27), em proposta dos professores Lucas Righi, Igor Cezne, Fábio Porto e Neandro Thesing, os alunos das disciplinas de Ciência Política (turma M10) e Teoria Geral do Estado (turma M1) adentrarão no universo de Black Mirror, série britânica que tornou-se popular após ser adquirida pela Netflix em 2016 e que traz reflexões pontuais acerca de temas da sociedade moderna, especialmente no que tange ao uso e evolução da tecnologia em nossas vidas.

O episódio escolhido foi o que encerrou a terceira temporada da série, intitulado “The Waldo Moment”, que trata da relação entre o processo eleitoral e a mídia de maneira peculiar, oportunizando uma reflexão acerca do que vem sendo denominado como crise de representação nas democracias liberais contemporâneas.

Durante a trama, Waldo, um personagem de desenho animado, é dirigido pelo comediante Jamie Salter através de controles remotos. As piadas e sacadas de Waldo são de autoria de Jamie, personagem protagonista do episódio. Waldo – ou Jamie – entrevista políticos e outras figuras públicas em uma espécie de armadilha: os convidados acham que estão participando de um programa infantil, quando na verdade trata-se de um programa de auditório – os late night shows americanos.

Com o sucesso das entrevistas, o produtor detentor dos direitos de Waldo sugere o início de uma trajetória política para o personagem, que já contava com extrema popularidade com o público britânico. Waldo seria um contraponto aos políticos tradicionais, expondo suas falhas e zombando grosseiramente dos participantes do pleito – o que o fez cair nas graças da população.

O projeto surge com o objetivo de fomentar o debate entre os alunos diante do cenário político atual do Brasil, após uma eleição marcada pelas estratégias digitais dos candidatos. Serão debatidas a ideia de representação, sua crise, o lugar da tecnologia e da informação em nosso cotidiano e seu relacionamento com o campo político.

A atividade ocorrerá na próxima terça-feira (27), das 10h às 11h40, na sala 401. Além dos alunos das turmas de Ciência Política e Teoria Geral do Estado, com presença já confirmada, serão ofertadas 15 vagas mediante inscrição na Secretaria Geral até o dia 27/11. As vagas serão preenchidas por ordem de requisição. O grupo de 15 inscritos que não faz parte das disciplinas receberá certificado de Atividade Complementar de Graduação.

 

Unidade de Comunicação

[email protected]

Imagem Formulário de Contato

Entre em contato

    Informa-se que a coleta e tratamento de dados pessoais pela Fadisma visa atender ao solicitado neste formulário, bem como para o envio de conteúdo institucional relativo aos serviços prestados por esta instituição, nos termos da nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE, a qual contém mais informações relevantes sobre o tema.

    Política de Privacidade