Direito Internacional Privado e Produção Artística?

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Sim! Na FADISMA as habilidades são exploradas e o conhecimento específico ganha significado

Para além dos conteúdos conceituais e procedimentais desenvolvidos em sala de aula, a professora Luciane Mazzardo trabalhou com os discentes da manhã e noite uma atividade didática que se vale de outros veículos de aprendizagem.

A proposta, segundo a docente, foi desafiar o grupo na produção do saber de maneira crítica, responsável e valorativa. “Parte-se do pressuposto que, assim como a arte, o Direito também depende de interpretação”, explica a professora.

Como Avaliação Contínua do 2º bimestre, a proposta lançada aos acadêmicos das turmas M9 e N9 foi a produção de um fanzine. Sim! “Fanzine é um material que comporta informações, em um conteúdo com produção artística, no caso tratando sobre um assunto que se tem apreço, que tenha despertado o interesse acadêmico durante os estudos na disciplina, mediante a utilização de variadas formas de linguagem”.

Essas informações foram passadas à Comunicação Institucional pela Coordenação do Curso de Direito, que avaliou como enriquecedora a experiência e, sobretudo, o contexto de metodologia ativa. A professora Luciane socializou com a coordenação a mecânica de trabalho também: “a turma foi dividida em Grupos de Trabalho (GT’S) para a abordagem de uma seleção de pontos extraídos do Plano de Ensino da disciplina de Direito Internacional Privado, os quais foram objeto da produção dos fanzines. Na sequência, os trabalhos foram apresentados e discutidos em rodas de conversa, em sala de aula, onde ocorreu a socialização de conhecimentos no grande grupo”.

Os resultados? As imagens falam mais que mil palavras. Mas a professora destacou: “os alunos aderiram à ideia com entusiasmo e dedicação, apresentando produções criativas, que contemplavam variadas formas de expressão, como jornais alternativos, folders, vídeos, fotorreportagem, boletim informativo”. Um dos grupos produziu, inclusive, um “fanzine virtual”, abordando o tema da dissolução do casamento e a sentença homologatória em uma fanpage, que levou o título de DIPRI AGORA.

A docente ressaltou, ainda, que o conteúdo foi cobrado na última prova da OAB, “sendo que a turma fez ótimas referências a tal abordagem em aula”. Alguns outros exemplos são retratados: Dumping Social, trabalho dos acadêmicos Alcindo, Hellen, Aline e Givago; o Boletim Informativo sobre adoção internacional, trabalho das acadêmicas Jaqueline, Ana Carolina e Marília; o trabalho acerca do Direito das Sucessões e Sucessão Testamentária, com um boletim informativo produzido pelos acadêmicos Andréia, Jéssica, Rafaela e Rodrigo.

“Todos os grupos apresentaram trabalhos bem elaborados, cada um se valendo de uma forma de expressão, fazendo uma leitura diferenciada das temáticas propostas, fugindo da mera reprodução de conteúdos. E, ainda, eles fizeram uma avaliação bastante positiva da atividade, eis que precisaram se desacomodar, ler, pesquisar e, exercitar a criatividade para que pudessem fazer uma vinculação crítico-reflexiva da teoria com a prática”.

Fica o registro, os cumprimentos e o destaque à iniciativa que, sem dúvida, é a cara da FADISMA!

Coordenação de Comunicação
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