Disciplina de Criminologia & Cinema é acolhida pelo incrível Brique da Vila Belga

Categorias:
FADISMA Informa
,
NEW
,
NUSEC
,

Renomado documentário Sem Pena é atração extra-muros e é antecedido por uma palestra imperdível

A iniciativa é do Professor Bruno Seligman de Menezes que, aposta na inovação e no ensino-aprendizagem muito além da sala de aula. No próximo domingo, 18, a partir das 14h30min, para o Brique da Vila Belga, o docente traz a exibição do documentário Sem Pena e, na sequência  tem início um debate com o reconhecido Prof. Dr. Gabriel Divan, da UPF, e com o Prof. Dr. Francis Moraes de Almeida, da UFSM.  A interação do público é certeza anunciada.
 

E não para por aí – Aproveitando a estada de Gabriel Divan em Santa Maria, para o evento de domingo, na Vila Belga, ele palestra sobre seu novo livro, “Processo Penal e Política Criminal" antes, no sábado, 17,  10h, na sala 306 da FADISMA.

A palestra é aberta a profissionais e estudantes da área, gratuita e não necessita de inscrição prévia, limitando-se apenas à lotação da sala.

As duas oportunidades são imperdíveis. Os eventos, já agendados no Facebook estão fazendo sucesso. Confirma lá:

Palestra com pesquisador arrojado e crítico das ciências criminais, que transita com naturalidade e excelência por temas inóspitos à maior parte de nossos doutrinadores

Exibição e Debate do Documentário Sem Pena

E atenção para o alerta do Professor Bruno no que tange à palestra de sábado – A entrada principal da Faculdade não abre aos sábados. É necessário descer a escadaria ao lado da entrada principal, que o espectador , logo, encontrará a recepção.

Mais:

O Documentário que é destaque aborda a questão do sistema carcerário brasileiro, com seus preconceitos, limitações e desafios.

Fato, contudo, é o seu diferencial – A descrição é pertinente ao conteúdo do filme, mas talvez o costume à abordagem telejornalística prepare o espectador para uma experiência muito diferente da comumente apresentada em materiais do gênero – Ao invés de se deleitar com números, problemas de gestão e denúncias de superlotação nas prisões, o documentário é alicerçado em perguntas essenciais sobre a própria função da cadeia e a noção de justiça.

Enquanto os entrevistados (detentos, juízes, filósofos) falam sobre a sua visão da prisão e suas experiências com o tema, o diretor busca analogias mais ou menos diretas à questão, como a fachada de prédios públicos, estátuas com símbolos de liberdade, tribunais etc. Desfilam pela tela dezenas de imagens de corredores de prisões, mas Sem Pena opta por tornar o debate intelectual, cerebral, tal e qual a FADISMA procura fazer ao instigar o discente à reflexão, análise e panoramas comparativos.

 

Os eventos contam com o apoio do Núcleo de Segurança Cidadã e Núcleo de Estudos em Webcidadania.

 

Coordenação de Comunicação

[email protected]

 

Imagem Formulário de Contato

Entre em contato

    Informa-se que a coleta e tratamento de dados pessoais pela Fadisma visa atender ao solicitado neste formulário, bem como para o envio de conteúdo institucional relativo aos serviços prestados por esta instituição, nos termos da nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE, a qual contém mais informações relevantes sobre o tema.

    Política de Privacidade