Recentemente, divulgamos no nosso site uma iniciativa das estudantes Graciele dos Santos Leal Menezes e Elizete Helena Alves da Cruz. Na oportunidade, as alunas da FADISMA reuniram-se com as crianças integrantes do projeto BOE Mirim, no 2º Batalhão de Operações Especiais (BOE) de Santa Maria.
A reunião, conforme as informações disponibilizadas pelas mesmas, congregou um momento para ser assistido o vídeo Cambito: o que é a exclusão social e a posterior formação de uma mesa-redonda em que se debateu a temática da exclusão social relacionada à Educação Fiscal como sendo um norte para o efetivo exercício da cidadania e democracia.
O intuito em prol da transformação social não parou por aí. As acadêmicas relaram que colocaram em ação o projeto EDUCAÇÃO FISCAL, JUSTIÇA SOCIAL E CIDADANIA: CONCRETIZANDO DIREITOS. A ideia surgiu no ano de 2009, após a conclusão do curso de metodologia de projetos para disseminadores da educação fiscal (promovido pela Receita Estadual/Escola Fazendária do Estado do Rio Grande do Sul), pela acadêmica Elizete Helena, contam.
O lançamento do projeto se deu recentemente – no última dia 3. Foi um verdadeiro sucesso e contou com a presença de alunos de 6ª a 8ª séries, ilustram otimistas na sua síntese as estudantes.
De acordo com a informação das mesmas, o Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF) visa ao constante aprimoramento da relação participativa e consciente entre o Estado e o cidadão e a defesa permanente das garantias constitucionais.
Portanto, dentre os assuntos abordados, refletiu-se sobre: educação fiscal e cidadania; crescimento econômico e desenvolvimento social; exercício de direitos e deveres; finanças públicas; processo tributário e orçamentário e controle social, completam Graciele e Elizete.
Quanto às conclusões, as estudantes ressaltam que foi possível perceber que os alunos participantes têm noções de cidadania, compreendendo o cidadão como sendo o protagonista de sua própria história. Vale citar o pensamento expressado por Jackson Matheus, aluno da 6ª série: Entendo que todo mundo pode ser igual em direitos e deveres (…). Nesse sentido, a experiência do lançamento do projeto consistiu no enfrentamento de grandes desafios – principalmente num mundo de transformações aceleradas – em que há que se lançar mão da educação fiscal como estratégia para a formação de cidadãos que convivam em harmonia com as exigências do pluralismo social e político.
As estudantes afirmam que o projeto que ora se inicia visa à escola como um espaço de construção não só de conhecimentos, como também de reflexão acerca de questões sociais e fiscais urgentes e emergentes, proporcionando ao aluno situações de aprendizagem que possibilitem sua efetiva participação no processo de construção da cidadania.
Fica o registro dos cumprimentos da FADISMA e de iniciativa, pró-atividade e exemplo das acadêmicas.
Assessoria de Imprensa da FADISMALiana Merladete – Dois Assessoria e Comunicação
Recentemente, divulgamos no nosso site uma iniciativa das estudantes Graciele dos Santos Leal Menezes e Elizete Helena Alves da Cruz. Na oportunidade, as alunas da FADISMA reuniram-se com as crianças integrantes do projeto BOE Mirim, no 2º Batalhão de Operações Especiais (BOE) de Santa Maria.
A reunião, conforme as informações disponibilizadas pelas mesmas, congregou um momento para ser assistido o vídeo Cambito: o que é a exclusão social e a posterior formação de uma mesa-redonda em que se debateu a temática da exclusão social relacionada à Educação Fiscal como sendo um norte para o efetivo exercício da cidadania e democracia.
O intuito em prol da transformação social não parou por aí. As acadêmicas relaram que colocaram em ação o projeto EDUCAÇÃO FISCAL, JUSTIÇA SOCIAL E CIDADANIA: CONCRETIZANDO DIREITOS. A ideia surgiu no ano de 2009, após a conclusão do curso de metodologia de projetos para disseminadores da educação fiscal (promovido pela Receita Estadual/Escola Fazendária do Estado do Rio Grande do Sul), pela acadêmica Elizete Helena, contam.
O lançamento do projeto se deu recentemente – no última dia 3. Foi um verdadeiro sucesso e contou com a presença de alunos de 6ª a 8ª séries, ilustram otimistas na sua síntese as estudantes.
De acordo com a informação das mesmas, o Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF) visa ao constante aprimoramento da relação participativa e consciente entre o Estado e o cidadão e a defesa permanente das garantias constitucionais.
Portanto, dentre os assuntos abordados, refletiu-se sobre: educação fiscal e cidadania; crescimento econômico e desenvolvimento social; exercício de direitos e deveres; finanças públicas; processo tributário e orçamentário e controle social, completam Graciele e Elizete.
Quanto às conclusões, as estudantes ressaltam que foi possível perceber que os alunos participantes têm noções de cidadania, compreendendo o cidadão como sendo o protagonista de sua própria história. Vale citar o pensamento expressado por Jackson Matheus, aluno da 6ª série: Entendo que todo mundo pode ser igual em direitos e deveres (…). Nesse sentido, a experiência do lançamento do projeto consistiu no enfrentamento de grandes desafios – principalmente num mundo de transformações aceleradas – em que há que se lançar mão da educação fiscal como estratégia para a formação de cidadãos que convivam em harmonia com as exigências do pluralismo social e político.
As estudantes afirmam que o projeto que ora se inicia visa à escola como um espaço de construção não só de conhecimentos, como também de reflexão acerca de questões sociais e fiscais urgentes e emergentes, proporcionando ao aluno situações de aprendizagem que possibilitem sua efetiva participação no processo de construção da cidadania.
Fica o registro dos cumprimentos da FADISMA e de iniciativa, pró-atividade e exemplo das acadêmicas.
Assessoria de Imprensa da FADISMALiana Merladete – Dois Assessoria e Comunicação