Egresso relata sua experiência de viver um intercâmbio

Categorias:
NEDI
,

O setor de Comunicação, depois de compartilhar com toda a Faculdade o relato do aluno e ex-intercambista, Gasparino Corrêa, divulga o depoimento minucioso do egresso Vitalínio Lannes Guedes que, assim como o acadêmico Gasparino, também participou da última edição do Curso Internacional de Curta Duração entre FADISMA e WIENER.

A seguir, confira o relato de Vitalínio sobre a experiência de viver um intercâmbio, sobre suas preferências, os lugares, comida e bebidas que mais gostou no Peru e, sobretudo, do conhecimento que trouxe e que está enriquecendo ainda mais suas atividades profissionais. 

 

Sou Vitalínio Lannes Guedes, advogado e egresso da instituição há 3 anos. Participei da 3ª edição do Curso Internacional de Curta Duração, FADISMA e WIENER. O curso tratava do tema “Direito Penal Econômico: Crimes de motivação econômica” e, participaram junto comigo, os alunos da instituição, Gasparino Corrêa, João Pedro Seefeldt e Manon Ferreira. Do Peru, participaram os colegas Alonso Celis, Claudia Ramirez, Dilan Sánchez e Helena Sotaya, todos muito jovens e ávidos por aprender o nosso Direito. O curso realizou-se durante o mês de junho em Santa Maria e no mês de outubro em Lima, no Peru. 

Com o curso tivemos grandes aprendizados e a oportunidade de conhecer uma cultura diferente da nossa. O que mais marcou foram as amizades com os colegas peruanos, que acredito serem para vida toda. Daqui de Santa Maria, o curso ficou marcado pelo clima frio e chuvoso de nossa cidade, além de que os nossos amigos peruanos não estavam preparados para tanto, uma vez que em Lima, naquele período, é mais agradável do que aqui. Logo, tiveram que correr atrás de abrigo e vestuário apropriado.

Chamou-lhes a atenção as fortes pancadas de chuva, pois em Lima apenas garoa e, diga-se de passagem, muito fina como pudemos presenciar em outubro. Segundo eles apenas na Serra, em Cusco, chove um pouco mais forte.

Além de participarem do Curso de Curta Duração, paralelamente participaram do EntreMentes e puderam ter um pouco mais de noção do direito brasileiro e internacional. Levamos os peruanos para conhecer nossa rica culinária e adoraram o xis, nossa pizza, o churrasco e também a galinhada, prato campeiro (gaúcho), muito semelhante com o “arroz con pollo” deles.

Aqui, ainda, puderam conhecer os órgãos públicos do judiciário, junto ao professor Pietro Toaldo Dal Forno, entre eles a Justiça Estadual, a Justiça Federal e a Justiça Militar. Por fim, conheceram outros pontos turísticos de nossa cidade e também nossa capital, Porto Alegre, com o colega João Pedro. Adoraram os estádios da dupla GreNal e conhecerem a rua mais arborizada do mundo, a Rua Gonçalo de Carvalho. Isso tudo, entre outros momentos.

Em outubro, chegou o esperado momento de irmos a Lima, muito ansiados por conhecer a rica cultura peruana. Perto de chegarmos em solo peruano, nos surpreendeu não podermos enxergar a cidade de Lima e nem registrar o momento devido ao céu cinzento e bastante nublado, o que segundo os peruanos é normal ao chegar em seu país. Surpreendentemente, quando aterrissamos tinha sol forte e fazia bastante calor. Fomos recepcionados pelo egresso e docente da WIENER, o colega Lenin Becerra Lupu e por Dilan. Ah, também pelo “motora” da van da faculdade, o Senhor Alcides, que ficou amigo da “gurizada” logo de cara. 

Do aeroporto, fomos à Faculdade conhecer onde passaríamos os dias adquirindo conhecimento, sendo o responsável pelo passeio o Lenin, o qual nos apresentou alguns professores que estavam por lá. Chamou-nos atenção que chegamos num domingo e lá eles têm aula, diferente de nosso costume. Após conhecermos a WIENER, fomos à Miraflores com Dilan o que marcou e muito nossa chegada, pois sem dúvida o ponto turístico mais deslumbrante de Lima, onde tiramos diversas fotos. De lá partimos para sua casa e fomos recepcionados por sua família e com ceviche e pisco sour preparados pela “mama” Suzana, já nos habituando à culinária bem diferente da nossa que tem naquele maravilhoso país. Além disso, conhecemos as bebidas de sucesso: Cusqueña Negra e Inka kola.

Na segunda tivemos a primeira aula sobre história do Direito com a Professora Mirtha Borja, a qual nos acolheu muito bem. Passado alguns dias, nos levou para conhecer a universidade pública peruana Federico Villareal, onde também ministra aulas. Gostamos muito da experiência, uma vez que conhecemos uma realidade bem distante daquela faculdade onde estávamos em intercâmbio. Lá também acompanhamos a aula da professora Mirtha e fomos recepcionados pelo decano daquela instituição. Na sala de aula mais de 100 (cem) colegas acompanhavam atentamente e, surpreendentemente, em silêncio a apresentação de trabalho de seus colegas. Depois coube a mim agradecer à classe pela acolhida e registramos o momento com foto no pátio da faculdade. 

Tivemos a possibilidade de conhecer diversos pontos turísticos de Lima, como o Centro Histórico, a Plaza Mayor e a Plaza San Martin, onde registramos fotos da Catedral, do Palácio do Governo, do Congresso Nacional, entre outros. Gostamos bastante de visitar a “calle de las pizzas”, rua, uma espécie de calçadão de Miraflores, onde ficam diversas pizzarias e discotecas, onde ofertam pisco sour de graça, para nós o famoso “pisco free”. Além disso, fomos algumas vezes em karaokês que lá ainda fazem sucesso e nos divertimos muito.

Na faculdade, pudemos ter aula com um candidato nas eleições peruanas passadas à presidência, o professor José Antonio Ñique de la Puente, que nos carregou de seu vasto conhecimento em filosofia e ciência política. Além disso, tivemos aulas com outros diversos professores, ficando marcado nosso encontro com professor Fernando Salinas, que nos levou para conhecer o ex-decano Carlos Cornejo e almoçarmos junto também com o professor simpaticíssimo Francisco Espinoza no Panchita, restaurante de comida “criolla” do melhor chef de cozinha peruano Gastón Acurio. Lá provamos as melhores variações do pisco sour, dentre elas o coca sour, o maracuya sour e o camu camu sour. Gostamos muito do doce peruano, o chirimoya merengada.

Como ficamos durante os 15 dias somente na cidade de Lima, fomos conhecer alguns pontos turísticos de compras, como Polvos Azules com o Dilan e Gamarra com Alonso, sua mãe e irmã. Durante esse período, nos acompanhou a namorada de Dilan, a “Lali” Gallardo e, amiga de Alonso, a “Ale”, Alessandra Alcantara.

Fomos também no Poder Judicial peruano, junto com a professora Mirtha e ao Parque de las Leyendas, com Alonso, Dilan y Ale. No parque de Las Leyendas, conhecemos as famosas lhamas, vicuñas e alpacas, além de podermos apreciar outros animais e resquícios de ruínas incas lá existentes. Como não conseguimos ir a Machu Picchu, fizemos um curioso e inóspito passeio de barco nesse parque, onde tinha uma réplica (maquete) daquela cidade histórica, motivo pelo qual matamos um pouco de nossa curiosidade e vontade de conhecer um pouco mais da cultura inca.

Em outro desses dias, podemos conhecer o Parque de Las Aguas, próximos ao nosso hostel e que possui um exuberante show de luzes e águas. Curiosamente, tal passeio se deu no mesmo dia do confronto Peru e Chile, no Estádio Nacional que fica ao lado do parque. Para entender, tal confronto se assemelha a Brasil e Argentina, então, havia muitas pessoas nas redondezas querendo acompanhar o jogo. Como não conseguimos ingressos para o jogo, nos reunimos na casa da Lali para comemorar o aniversário “surpresa” do "Gaspar”. Pena, que ele descobriu nossos preparativos um pouco antes do jogo, hehe.

Entre passeios, diversão e aula, o que marcou nossa ida ao Peru foi, sobretudo, a grande acolhida e receptividade do povo limenho que nos fez sentirmos em casa durante esse período e com vontade de ficar mais tempo por lá. Ficamos apenas em Lima, mas com a certeza de que retornaremos em breve para explorar esse rico país que é o Peru.

Coordenação de Comunicação

[email protected]

Imagem Formulário de Contato

Entre em contato

    Informa-se que a coleta e tratamento de dados pessoais pela Fadisma visa atender ao solicitado neste formulário, bem como para o envio de conteúdo institucional relativo aos serviços prestados por esta instituição, nos termos da nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE, a qual contém mais informações relevantes sobre o tema.

    Política de Privacidade