FADISMA é sede de encontro das CIPAVES e contribui com a promoção da bandeira de paz nas escolas

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NUSEC e NEW sensibilizaram as comissões acerca da Segurança e Educação para Participação Cidadã

Aconteceu na manhã de hoje (23) o encontro de cerca de 200 professores da rede pública da região que participam ou estão passando pelo processo de instauração de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar.

Organizado pela 8ª Coordenadoria Regional da Educação, o evento legitima a proposta de trabalho da Secretaria da Educação de, em parceria com as demais secretarias de governo, buscar orientar a comunidade escolar sobre as mais diversas situações que podem ocorrer no ambiente escolar.

A Comunicação Institucional conversou com as professoras Janine Strubinsky, assessora em gestão de conflitos da coordenadoria; Carmem Peres Mesquita, assessora pedagógica e; Juliane Mello, também assessora pedagógica. As educadoras, que cuidaram da gestão do evento, destacaram que são vários os objetivos que determinam uma formação e um olhar atento constante. Entre eles:

·         Identificar situações de violência, acidentes e causas;

·         Definir a frequência e a gravidade com que ocorrem;

·         Averiguar a circunstância em que ocorrem estas situações;

·         Planejar e recomendar formas de prevenção;

·         Formar parcerias com entidades públicas e privadas para auxiliar no trabalho preventivo;

·         Estimular a fiscalização por parte da própria comunidade escolar, fazendo com que zele pelo ambiente escolar;

·         Realizar estudos, coletar dados e mapear os casos ocorridos que envolvam violência e acidentes, para que sejam apresentados à comunidade e às autoridades, proporcionando que estas parcerias auxiliem no trabalho de combate e prevenção dos acidentes e violência na escola. 

Afinados com esses objetivos, os professores Eduardo Pazinato, coordenador do Núcleo de Segurança Cidadã e; Andrewes Koltermann, coordenador do Núcleo de Estudos em (Web)cidadania fecharam o evento trazendo potenciais alternativas de trabalho em conjunto.

Segurança do Direito à Educação

Pazinato trouxe a sensibilização intitulada “O Papel da Gestão da Informação para a Segurança do Direito à Educação”. O docente abordou a temática da segurança a partir de uma perspectiva ampliada, à luz do conceito desenvolvido, no plano internacional, por agências das Nações Unidas, tais como o PNUD e o BID: o da segurança cidadã. 

“Parto do pressuposto de que a segurança abarca uma dimensão superior a da policial e de justiça, embora estas sejam fundamentais para compor uma nova governança integrada, de caráter multiagencial e disciplinar, em prol da prevenção das violências, a exemplo das violências da e nas escolas.  Ressalto, ainda, a relevância da qualificação e do aprimoramento da gestão da informação, com destaque para o papel desempenhado pelo Registro Online de Situações de Violências nas Escolas (ROVE), junto às Comissões Internas de Acidentes e Prevenção às Violências nas Escolas (ROVE)”, explica o professor.

 

Educação para Participação Cidadã

Já Koltermann trouxe a explanação intitulada “Tecnologia Educacional em Rede para Inovação e Democratização da Educação” e destacou: “O mundo clama por soluções todos os dias. E os problemas começam, as vezes, dentro das nossas casas, junto de nossas famílias, entre nossos amigos e colegas. As situações que nos indignam estão nas ruas, mas também na nossa escola, no nosso bairro. E, talvez, o que mais precisamos é de engajamento e colaboração”, diz ele apresentando  o Mirante, uma potencial Rede de Educação para Participação, Experiências e Transformação Social, baseada no conceito de colaboração e alicerçada na tecnologia para desenvolvimento da inovação e democratização da educação, que será lançada em julho do ano corrente e que terá nas escolas importante aliança.

A evolução dos projetos e diálogos você acompanha nos nossos canais de comunicação.

 

Os principais momentos: É possível conferir os registros do evento na Fanpage Oficial da Faculdade.

Coordenação de Comunicação

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