FADISMA mantém tradição em evento da ONG Igualdade

Pelo segundo ano consecutivo nomes ligados à IEs receberam homenagens

Na noite da última quinta-feira (02), a ONG Igualdade realizou o evento de abertura do Mês da Igualdade, que contará com programação diversa durante todo agosto. Durante a primeira data do cronograma, realizada no Theatro Treze de Maio, foram homenageados os professores Fábio Rijo e Liana Merladete, além dos alunos Carlos Givago Silveira e Laura Falabrette – o grupo segue o exemplo dos professores Alberto Goerch e Karen Wolf, homenageados em 2017.

O evento contou com apresentações performáticas e de projetos. No restante de agosto, a temática Respeito e Cidadania – direitos para os LGBTs contra a violência e o preconceito terá outras atividades previstas, como uma exposição de arte, debates, rodas de conversa, um simpósio, novas apresentações e a Parada Livre da região central do Rio Grande do Sul.

Os alunos Carlos Givago Silveira e Laura Falabrette, assim como o professor Fábio Rijo Duarte, receberam o certificado de Amigo da Diversidade. Esse mesmo certificado foi recebido no ano passado, na abertura do mês da igualdade, em 2017, pelos professores Alberto Goerch e Karen Wolf. Já a professora Liana Merladete, em função do trabalho extensionista do Núcleo em (Web)cidadania (NEW), por ela coordenado, foi agraciada com o Troféu Triângulo Rosa, símbolo de resistência e ativismo.

Ao centro: Carlos Givago, Fábio Rijo e Laura Falabrette

 

Todos os homenageados foram reconhecidos por trabalhos desenvolvidos frente à temática, propiciando discussões e reflexões na construção de políticas e ações positivas e afirmativas voltadas à questão de gênero, identidade e direitos LGBTs.

“Enquanto Faculdade, no evento, nos abraços, nos olhares, eu vi uma FADISMA que não marca presença meramente como uma logomarca. Isso a faz única. O troféu e os certificados não são só nossos, ainda que a premiação seja nominal. São reflexo da multiplicação e disseminação do bem que a Faculdade tem projetado. E isso não pode parar porque continuam a verificar-se desigualdades gritantes, traduzidas nas mais diversas formas de violência no nosso mundo. E nós entendemos que em educação, ação é a raiz mais forte”, comenta Liana.

Liana, à direita, recebeu o Troféu Triângulo Rosa

 

Vale ressaltar também a atuação da aluna Gabriella Meindrad, do curso de Direito da FADISMA. Gabriella atuou na organização do evento e é membro da ONG Igualdade. Ela foi aluna da 4ª turma do NEW. Além do curso de extensão que trouxe viralização e ampliação das redes de colaboração como temática, ela foi incentivada no Núcleo à prática extensionista com uma dinâmica que o projeto chama de micro revoluções.

A coordenadora explica que a metodologia ativa no processo de ensino e aprendizagem busca identificar causas e bandeiras discentes para investimento de esforços atrelados a condição webcidadã. Os alunos têm a oportunidade de compreender, experienciando, que pequenas ações podem gerar grande impacto social no mundo, sobretudo com a eliminação do discurso de ódio nas redes sociais e utilização delas a favor do bem. No caso da Gabriella, o protagonismo ficou por conta da iniciativa “Visibilidade Trans: Direitos, Inclusão Social e Cidadania”, que além de ações presenciais, rendeu participação e publicação no Salão de Extensão da IES.

 

Unidade de Comunicação

[email protected]

Imagem Formulário de Contato

Entre em contato

    Informa-se que a coleta e tratamento de dados pessoais pela Fadisma visa atender ao solicitado neste formulário, bem como para o envio de conteúdo institucional relativo aos serviços prestados por esta instituição, nos termos da nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE, a qual contém mais informações relevantes sobre o tema.

    Política de Privacidade