Impossível passar em branco

Categorias:
NEDI
,

Experiência discente no Chile foi destaque no primeiro semestre letivo e vale a repercussão

Nós não tínhamos repercutido ainda o feedback da experiência os acadêmicos do curso de Direito Gerson Ruoso Júnior e Charline Hubner  no Chile. Sim! A dupla, muito dedicada segundo a coordenação do Núcleo de Estudo de Direito Internacional (NEDI), esteve de 11 a 28 de maio em Santiago.

Os graduandos participaram do Programa de Intercâmbio de Curta Duração em parceria com a reconhecida Universidade Bernardo O’higgins. “Nos 17 dias em que estivemos fora, tivemos a oportunidade de conhecer a cidade e cidades ao redor, interagir com os alunos da UBO, e participar do curso com o tema de Cooperação Internacional dentro do Processo Civil”, conta Gerson.

A cultura que apaixona

O estudante, ainda, traduz um pouco do tanto que representou a experiência: “Foi um grande aprendizado, tanto profissional quanto pessoalmente, pois o país é lindo, a cidade incrível e a UBO nos recebeu extremamente bem. Foi possível conviver com uma cultura extremamente apaixonante, tivemos acesso à Corte Suprema, aos Ministros, pudemos ver a funcionalidade dos Tribunais, assistimos audiências, turistamos pelos pontos turísticos importantes para o Direito, conhecemos palácios, usufruímos das belezas naturais e agregamos muito conhecimento oferecido pelo curso com professores extremamente qualificados”.

Quando questionado sobre o maior aprendizado, Gerson apontou o destaque para ele: “O ensino oferecido pela UBO, dentro do Processo Civil, mas também abordando o Penal, para a questão do Feminicídio – pois é o tema que eu pesquiso – abordando os dois vieses, para que eu consiga ter uma perspectiva de países e legislações diferentes sobre o mesmo tempo, com coisas em comum”, indica.

A atividade acadêmica mais marcante do ponto de vista do conteúdo para Gerson “foi ter aula com uma professora que pesquisa a Cultura para que possa ser dada uma sentença justa, e não somente pelo que está descrito na lei”.

Um motivo para voltar ao Chile para ele? “As paisagens… É uma cidade extremamente linda; Cultura apaixonante; A cidade é extremamente segura e tudo funciona 24h por dia”.

Horizontes e olhares ampliados

As informações que Charline Hübner remeteu à Comunicação também denotam paixão. A jovem relatou que o maior aprendizado que obteve com a experiência do intercâmbio “foi a possibilidade de conhecer uma nova cultura, seja no âmbito social bem como na esfera jurídica. Acredito que no período em que estive no Chile pude ampliar meus horizontes no se refere ao estudo do Direito, pois  a experiência me permitiu a percepção de um Direito comparado entre o nossa legislação e a legislação Chilena, bem como conhecer parte da história do Chile. Sem dúvidas, esses foram meus maiores aprendizados”.     

A estudante conta, ainda, que entre todas as atividades que participou durante o intercâmbio, ela destaca a visita ao Tribunal Penal Chileno (Tribunales de Juicio Oral en lo Penal). “Na oportunidade conheci um pouco do processo penal do país, as semelhanças e diferenças com o processo penal brasileiro”, explica.

Motivo para voltar? Pelo visto tudo pois a resposta de Charline foi entusiasmada: “Santiago! Os pontos turísticos, as paisagens, a capital é encantadora”!

Você também pode ter uma experiência internacional

O aluno FADISMA conta com essa vantagem. O relacionamento e a mútua cooperação a que a Faculdade tem se dedicado trazem sempre frutos aos discentes. A boa dica é acompanhar os editais, pois vem novidade por aí!

 

 

Mais fotos na Fanpage da FADISMA. Os créditos dos registros: arquivo pessoal dos intercambistas.

Coordenação de Comunicação

[email protected]

 

Imagem Formulário de Contato

Entre em contato

    Informa-se que a coleta e tratamento de dados pessoais pela Fadisma visa atender ao solicitado neste formulário, bem como para o envio de conteúdo institucional relativo aos serviços prestados por esta instituição, nos termos da nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE, a qual contém mais informações relevantes sobre o tema.

    Política de Privacidade