O Executivo Federal sancionou na última quarta-feira (24), a Lei Complementar N.º 196/2022, que altera e moderniza a Lei das Cooperativas de Crédito em todo o Brasil. A Lei, dentre outras medidas, permite que as cooperativas de crédito acessem novas ferramentas para disponibilizar novos produtos aos cooperados. Com a nova legislação, as cooperativas também poderão aprimorar sua governança e sua estrutura organizacional.
De acordo com o Sistema OCB, a nova lei permite que o cooperativismo financeiro conquiste mais protagonismo no mercado brasileiro, promovendo a inclusão financeira e o desenvolvimento de todo o país. Além disso, a entidade ressalta que a Lei traz para as cooperativas o incentivo à boa prática de governança e assegura o profissionalismo na gestão do negócio.
Com a aprovação da nova legislação para o sistema cooperativista brasileiro, várias dúvidas surgem aos gestores e associados das instituições. Para auxiliar quem busca compreender melhor os impactos da Lei e como isso beneficia às cooperativas, a OAB Santa Maria, com apoio da FADISMA, promove nesta sexta (26/08) uma live especial sobre a temática.
A transmissão será no YouTube da FADISMA a partir das 19h. O convidado será o precursor do cooperativismo de crédito contemporâneo e consultor da Longevisar, Ademar Schardong.
Unidade de Comunicação