Live da FADISMA debate o papel da segurança pública em contextos escolares

A FADISMA realizou, na última quarta-feira (12), uma live especial sobre os desafios da (in)segurança nas escolas. O evento foi promovido por meio do Curso de Segurança Pública Municipal e contou com a participação da Socióloga e Conselheira do CME de Porto Alegre, Aline Kerber; da Psicóloga e professora da FADISMA, Anniele Rosinski; e do coordenador do Curso, professor Neandro Thesing.

Durante a abertura da transmissão, o professor Neandro ressaltou a iniciativa como um local para o debate e a construção de políticas de segurança cidadã nos espaços escolares. O coordenador lembrou que, até 2008, não eram comuns no Brasil ataques nas escolas, mas que os índices de violências nesses locais vêm aumentando de forma contínua e preocupante. 

Para a socióloga Aline Kerber, a sensação de insegurança no Brasil está crescendo e o país já é um dos mais letais do mundo quando se observa os números da violência. A especialista destacou a necessidade de se pensar no conjunto de fatores que se relacionam aos ataques nos ambientes escolares, desde elementos estruturais até questões como a misoginia e o racismo. Aline trouxe, ainda, um pouco da trajetória da FADISMA no desenvolvimento de projetos e ações que contribuem na prevenção de violências nos ambientes de ensino.

Ao debater sobre os fatores simbólicos e sociais da violência, a psicóloga Anniele Rosinski enfatizou que o ambiente escolar vem se tornando um espaço de presença do medo e com perda do seu valor simbólico. Para Anniele, é necessário tratar e conversar sobre as dores e os sintomas ocasionados por situações de violências nesses locais, compreendendo que tornar a escola um ambiente acolhedor e protetivo é uma responsabilidade de todos, e não apenas da segurança.

Durante a live, as especialistas trouxeram falas e exemplos de como é possível pensar em políticas públicas pautadas na segurança escolar a partir de perspectivas distintas. A transmissão está disponível no canal do YouTube da FADISMA.

Unidade de Comunicação

[email protected]

Imagem Formulário de Contato

Entre em contato

    Informa-se que a coleta e tratamento de dados pessoais pela Fadisma visa atender ao solicitado neste formulário, bem como para o envio de conteúdo institucional relativo aos serviços prestados por esta instituição, nos termos da nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE, a qual contém mais informações relevantes sobre o tema.

    Política de Privacidade