NUSEC socializa principais informações de reunião importante do Observatório de Segurança Cidadã de Novo Hamburgo

Equipe do projeto gestionado pela FADISMA protagonizou primeira Reunião do Pleno de GGI-M de 2016. Entre os destaques a apresentação da versão preliminar do inovador sistema online que versa sobre a dinâmica do crime em Novo Hamburgo, entre outros pontos

O final de janeiro foi marcante para o Núcleo de Segurança Cidadã da Faculdade. Entre os motivos, Foi realizada, no último dia 28, a primeira reunião do Pleno do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) de Novo Hamburgo do ano de 2016.

A presença da representação do Observatório de Segurança Cidadã do município, projeto FADISMA, foi fundamental. De acordo com informações disponibilizadas pelo Professor Eduardo Pazinato, na oportunidade foi abordado o calendário das reuniões do Pleno do Gabinete e das novas Câmaras Técnicas de Prevenção e Fiscalização; os dados de homicídios dolosos e tentados nos anos de 2014, 2015 e 2016; as informações sobre sensação de segurança na cidade a partir da Pesquisa de Vitimização realizada em novembro de 2015 e; entre os objetivos mais esperados com grandes expectativas, apresentada a versão preliminar do sistema online georreferenciado que mapeia a dinâmica das violências e crimes em nível local.

Na ocasião,ainda, discutiu-se o calendário das Plenárias Regionais e Macrorregionais e do Fórum Municipal de Segurança Cidadã, assim como os projetos de prevenção social da criminalidade, que se inserem no contexto mais amplo do Plano Municipal Desenvolvimento Integrado (PMDI), parceria desta Municipalidade com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Resumo do Raio X:

Entre os destaques das pesquisas aplicadas e compartilhadas pela FADISMA durante a reunião, estão a diminuição de 14,7% da taxa de homicídios consumados em Novo Hamburgo de 2015 em relação a 2014; a redução da taxa de homicídios tentados de 1,3%, no mesmo período, como também um conjunto de outros dados territorializados extraídos da referida pesquisa de vitimização.

O professor Eduardo Pazinato, Coordenador do Núcleo de Segurança Cidadã da Faculdade, que no projeto assume a função de Coordenador Geral, destaca que “os informes e relatórios técnico-científicos apresentados pelo Observatório demonstram as conquistas da gestão integrada da segurança em Novo Hamburgo”. O professor revela, ainda, que “nos próximos dias serão realizadas reuniões com as agências de segurança, justiça, fiscalização administrativa e regulação urbana, que compõem o Gabinete, com vistas a consolidar a arquitetura da informação da plataforma em desenvolvimento”. Segundo a Socióloga e Coordenadora Técnica do Observatório, Aline Kerber, “a ferramenta desenvolvida pelo Observatório, em parceria com o Município de Novo Hamburgo, constitui uma inovação institucional fundamental para promover a assertividade e a inteligência da tomada de decisão estratégica e tático-operacional das forças policiais, da Guarda Municipal, entre outros, com a participação interativa da cidadania hamburguense”.

Outras informações, em breve, no sítio eletrônico da Ies e nas suas redes sociais. Acompanhe também a Fanpage do Observatório.

Coordenação de Comunicação

[email protected]

Imagem Formulário de Contato

Entre em contato

    Informa-se que a coleta e tratamento de dados pessoais pela Fadisma visa atender ao solicitado neste formulário, bem como para o envio de conteúdo institucional relativo aos serviços prestados por esta instituição, nos termos da nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE, a qual contém mais informações relevantes sobre o tema.

    Política de Privacidade