Oportunidade interessante aos acadêmicos focados na seara de Direitos Humanos

Categorias:
FADISMA Informa
,
Graduação
,

A edição 2015 do Prêmio AJURIS de Direitos Humanos João Abílio Rosa está com inscrições abertas até 31 de agosto.

A Coordenação Institucional de Monografia, Pesquisa e Extensão, gestionada pela Professora Carolina Suptitz, destaca a oportunidade, colocando-se à disposição dos estudantes da IEs. Conforme já noticiamos nos nossos meios, a premiação é uma iniciativa da AJURIS com o apoio da  Escola Superior da Magistratura, da Cooperativa Sicredi AJURIS, da Revista da AJURIS e de entidades comprometidas com a defesa dos Direitos Humanos. A realização é do Departamento de Direitos Humanos da AJURIS.

A partir deste ano o prêmio homenageia o magistrado João Abílio Rosa, falecido em 2013, aos 64 anos, inserindo o seu nome na premiação.  O seu legado é a luta incansável que travou ao longo de toda a vida pela dignidade e pelos direitos dos cidadãos.

De acordo com informações disponíveis no site da AJURIS, a premiação busca difundir a cultura de direitos humanos na Magistratura e na sociedade. A Associação espera incentivar a produção científica, e também fomentar o debate sobre direitos humanos entre os estudantes de graduação em Direito.

Para a modalidade de Boas Práticas de Direitos Humanos poderão ser inscritas todas as práticas em Direitos Humanos de entidades ou organizações da sociedade civil que exercem atividades voltadas a implementação dos direitos humanos no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul e que estejam legalmente constituídas.

Na modalidade de Monografias Jurídicas poderão se inscrever estudantes de graduação em Direito no Rio Grande do Sul, cujos trabalhos forem indicados pela faculdade à qual estejam vinculados. Nesta edição, haverá três temas que abordam assuntos referentes à área de Direitos Humanos, podendo ser escolhido um deles: Corrupção e Direitos Humanos; Direito Humano à Alimentação; Informação e Direitos Humanos.

A categoria Boas Práticas de Direitos Humanos premiará três entidades, cada uma com o valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) em dinheiro e certificados.

A premiação para a modalidade Monografias Jurídicas será para o autor do trabalho vencedor, um notebook, um curso integral sobre Juizado Especial Cível na Escola da AJURIS válida até dois anos após a conclusão da graduação; publicação do trabalho na Revista da AJURIS, edição de  (março 2016), coleção da Revista da AJURIS em CD Room e certificado.

 

Atenção para as regras:

O regulamento, que traz todos os detalhes, está disponível aqui. No mesmo link é possível conferir informações específicas. Válido atentar, em especial, aos estudantes interessados na submissão de trabalhos para os seguintes pontos:

  1. Ter no máximo 30 (trinta) páginas, já incluídas notas de rodapé e bibliografia (somente das obras referidas no texto);
  2. Junto com o trabalho deverá ser apresentado um resumo do mesmo, com até trezentas palavras.

 

A Professora Carolina coloca que os interessados poderão entregar trabalhos a ela até o dia 17 de agosto para a devida avaliação. Os interessados podem trocar ideias e informação com a coordenação e, especialmente, previamente, realizar leitura atenta ao regulamento.

 

Coordenação de Comunicação

[email protected]

 

 

 

 

Imagem Formulário de Contato

Entre em contato

    Informa-se que a coleta e tratamento de dados pessoais pela Fadisma visa atender ao solicitado neste formulário, bem como para o envio de conteúdo institucional relativo aos serviços prestados por esta instituição, nos termos da nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE, a qual contém mais informações relevantes sobre o tema.

    Política de Privacidade