Programa de Inovação e Cultura Educacional: seleção aberta para líderes e tutores

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Proposta trará novo paradigma no ensino da FADISMA

O mundo está em constante evolução. A sociedade em rede e a proliferação da tecnologia, cada vez mais, arraigam o cotidiano das pessoas. Até que ponto fazemos bom uso dessa nova realidade? Como podemos utilizá-la a nosso favor? E a favor do outro?

Com essa premissa, a FADISMA torna pública uma nova realidade na Instituição: o Programa de Inovação e Cultura Educacional (PIC). Sob tutela da Coordenação de Ingresso e Permanência, o PIC transformará alunos em líderes, egressos ou alunos com formação extracurricular pelo Núcleo de Estudos em Webcidadania em tutores, e professores em mentores. Esse ecossistema será composto por pessoas conscientes da importância do empreendedorismo cidadão, do impacto social de suas ações.

“Estamos dando início a uma nova forma de ensinar, de aprender e, sobretudo, trocar ideias e gerar resultado para onde vivemos, respeitando quem o aluno é e quem sonha ser. A oportunidade é alicerçada na aprendizagem baseada em problemas reais. Teremos duas frentes de trabalho para isso: uma capacitação institucional pedagógica, focada nas Tecnologias da Informação e Comunicação e na interconexão com metodologias ativas, e uma formação de liderança e colaboração discente”, diz Liana Merladete, gestora do PIC.

Para a Formação para Liderança e Colaboração Discente, serão selecionados líderes ativistas e tutores – acadêmicos e egressos, respectivamente. Estes farão a linha de frente para que se estabeleça uma cultura de participação cidadã para a transformação e o empreendedorismo.

No período de 25/02 a 05/04, estarão abertas as inscrições para as vagas de líder ativista e ativistas tutores, num total de 22 pessoas.

O líder ativista obrigatoriamente será discente, que passará por um curso de formação via ambiente virtual de ensino e aprendizagem, na modalidade de educação a distância, com seis módulos quinzenais. Esse grupo, paralelamente à formação, iniciará a troca de ideias e demandas também em ambiente virtual de aprendizagem. Após a formação, terá início o processo de planejamento, execução e feedback de uma ação extensionista, bem como da produção científica do grupo.

Já os ativistas tutores, grupo composto por egressos ou membros sêniores do Núcleo de Estudos em Webcidadania. Sua missão será dar aporte à mentoria dos líderes ativistas, junto da professora Liana e professores consultores para resolução de demandas reais, configurando o que a Instituição está chamando de micro revolução individual e coletiva.

“Nós temos uma mecânica de trabalho definida em estágios de preparação, integração e hibritude e, finalmente, execução protagonista. Teremos, além de conteúdos na plataforma, desinibição presencial e reuniões de trabalho, num processo colaborativo. A ideia é subsidiar o aluno com bagagem para diálogo, comunicação eficaz, entre outros assuntos e, posteriormente, eleger bandeiras e causas próprias ou da sociedade onde vivem. Haverá o intercâmbio entre semestres e searas de conhecimento. Acreditamos, firmemente, que adotar uma causa com a qual se identifica ou admira é a melhor forma de aplicar os conhecimentos trabalhados em sala de aula e fora dela”.

Consulte o Edital Nº 05/2019

Todas as informações sobre o PIC, bem como os formulários de inscrição estão disponíveis no Edital Nº 05/2019. Dúvidas podem ser destinadas ao e-mail [email protected], aos cuidados da professora Liana Merladete.

 

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