Projeto de justiça restaurativa promovida por professora da FADISMA foi selecionado para integrar Banco de Boas Práticas

Categorias:
FADISMA Informa
,
Institucional
,

Lançamento oficial acontecerá no dia 05/11

O projeto “Curso de Formação em Práticas Restaurativas: a educação entrelaçando redes” foi selecionado para integrar o Banco de Boas Práticas, da Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

A iniciativa é desenvolvida a partir da parceria entre a FADISMA e o Ministério Público Estadual, por meio da Promotoria Regional de Educação, liderada pela Promotora de Justiça Rosangela Corrêa da Rosa e facilitada pela professora Isabel Cristina Martins, que também atua como assessora jurídica dessa Promotoria.

O projeto consiste em um curso de práticas restaurativas promovido pela Promotoria Regional de Educação, para facilitadores, incluindo servidores públicos do sistema prisional, em 44 municípios da região central do Rio Grande do Sul.

O curso existe desde 2014 e, desde então, já capacitou mais de 800 pessoas, que receberam seus certificados por meio da FADISMA.

Integrantes da equipe técnica da Penitenciária Estadual de Santa Maria (PESM), capacitados por esse curso, realizam Círculos de Construção de Paz com os apenados do regime fechado quinzenalmente.

Foi por causa dos Círculos desenvolvidos dentro da PESM, como exemplo do resultado promovido pelo Curso, que a professora Isabel decidiu inscrever a iniciativa para o Banco de Boas Práticas do CNMP.

“Foi uma alegria muito grande, pois é o reconhecimento de um trabalho que vem sendo realizado há seis anos dentro dessa parceria entre o Ministério Público e a FADISMA”, comentou a professora Isabel sobre a seleção.

Em 2018, no Seminário Internacional de Mediação e Cultura da Paz, em Buenos Aires, a professora, bem como a equipe técnica da PESM, apresentou o Curso de Formação em Práticas Restaurativas como uma boa prática.

“Tanto o Curso quanto o reflexo dele, que são as atividades promovidas pela PESM, já tinham o reconhecimento internacional e, agora, foram consagrados nacionalmente”, observou a docente. “Isso é muito bom. Nos dá estímulo, motivação e esperança para seguir em frente”, enfatiza Isabel.

O Banco de Boas Práticas será lançado no dia 05/11, durante o XI Encontro Nacional do Ministério Público no Sistema Prisional, que aconteceráde forma online por meio da plataforma Microsoft Teams. Os interessados em acompanhar o lançamento devem se registrar no Sistema de Inscrições de Eventos, do CNMP, até o dia 30/10.

Após o lançamento, o projeto ficará hospedado no site do CNMP, acessível clicando aqui.

Unidade de Comunicação

[email protected]

Imagem Formulário de Contato

Entre em contato

    Informa-se que a coleta e tratamento de dados pessoais pela Fadisma visa atender ao solicitado neste formulário, bem como para o envio de conteúdo institucional relativo aos serviços prestados por esta instituição, nos termos da nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE, a qual contém mais informações relevantes sobre o tema.

    Política de Privacidade