Anticorrupção é tema de atividade que também marca as primeiras ações letivas da Faculdade no segundo semestre

Palestra conta com apoio da Controladoria Geral da União e é destinada aos acadêmicos do Direito e das Ciências Contábeis

A corrupção está em toda parte. São os meios de comunicação que noticiam, as conversas formais e informais com familiares, amigos e colegas de trabalho que indicam a indignação das mais distintas parcelas da sociedade. A cada dia são conhecidos novos casos de desvios de dinheiro público, negociatas envolvendo agentes público e privados. E, em paralelo – ou constraste -, é cada vez mais evidente panorama, cenários e consequência, não só no Brasil, da miséria e, por conseguinte, fome, insegurança e injustiça social.

Em meio disso, a Academia é figura impar na reflexão do contexto e, sobretudo, na discussão acerca de alternativas e iniciativas de conscientização. Nesse sentido, o Núcleo de Segurança Cidadã promove, no próximo dia 10 de agosto, às 20h, no salão anexo à FADISMA, importante debate na seara e foco da Lei Anticorrupção, com a participação da CGU.

Serão dois palestrantes. Um deles é Ivan Jadovski, que é Analista de Finanças e Controle da CGU e, atualmente, Coordenador do Núcleo de Prevenção à Corrupção da CGU no RS. Ele já ocupou os cargos de Chefe de Auditoria da CGURS e Auditor-Geral do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. É Graduado em Administração e Direito pela PUC/RS e Especialista em Controle Governamental – UFRGS.

Também é palestrante Jerri Coelho, Analista de Finanças e Controle da CGU. Já ocupou os cargos de Chefe da CGURS, Diretor de Planejamento da CGU e Secretário de Controle Interno da Presidência da República. É Graduado em Engenharia pela UFSM e Direito pela UFRGS e Especialista em Administração Pública – FGV.

Eles serão mediados pelo professor da casa e pesquisador associado ao NUSEC Ricardo Coelho, que é advogado na área de Compliance e Integridade Corporativa.

A palestra terá como foco a Lei 12.846/2013 – Lei Anticorrupção. “Abordaremos as diretrizes da lei e suas funcionalidades, tais como a responsabilidade objetiva, os tipo e penalidades, os acordos de leniência e os programas de compliance”, adianta o professor Ricardo.

Mais:

A iniciativa é ação da linha de pesquisa: “Cultura Jurídica, Teoria do Risco e da Responsabilidade Empresarial e Administrativa, Integridade e Compliance”, dirigida, justamente, pelo professor mediador, no NUSEC.

A Coordenação do Núcleo, na pessoa do Professor Eduardo Pazinato, acredita que o universo acadêmico necessita conhecer a novel legislação anticorrupção brasileira, visto que, do ponto de vista jurídico, inaugura o instituto da responsabilidade objetiva das pessoas jurídicas.

A IES, assim, proporciona o debate acadêmico sobre tema jurídico e social de suma importância, colabora com a difusão das práticas anticorrupção, além de instigar seus alunos a conhecerem novas ferramentas jurídicas, construídas ao bem do gozo da cidadania plena.

Como participar: São 400 vagas. As inscrições podem ser feitas até o dia 07 de agosto na Secretaria Geral e têm preferência acadêmicos do 5º ao 10º semestre do Direito, além dos estudantes de Ciências Contábeis. Mas todo restante da comunidade acadêmica, de professores à discentes e, inclusive egressos, podem participar havendo vagas.

 

 

Coordenação de Comunicação

[email protected]

 

Imagem Formulário de Contato

Entre em contato

    Informa-se que a coleta e tratamento de dados pessoais pela Fadisma visa atender ao solicitado neste formulário, bem como para o envio de conteúdo institucional relativo aos serviços prestados por esta instituição, nos termos da nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE, a qual contém mais informações relevantes sobre o tema.

    Política de Privacidade