Egresso FADISMA é aprovado em programa de mestrado na Espanha

Categorias:
NEDI
,

Linha de pesquisa será Segurança Cibernética

No dia 10 de maio desse ano, a FADISMA e a Universidade de Leon (ULE), na Espanha, firmaram acordo de parceria acadêmica para intercâmbio de alunos e professores. Entre os pontos acordados, estava uma bolsa de mestrado no Programa de Segurança Cibernética, curso de mestrado que teve origem através de uma parceria da Fundação Carolina junto ao Instituto Nacional de Cibersegurança (INCIBE) espanhol e a ULE.

Após a divulgação da parceria, iniciou-se o processo de seleção interna de egressos da FADISMA com perfil para abraçar a oportunidade no velho continente. O Núcleo de Direito Internacional encabeçou minuciosa escolha e chegou a cinco nomes que foram notificados para participação do processo definitivo de seleção realizado pela universidade espanhola.

Ao final de maio, os egressos sugeridos pelo NEDI realizaram sua inscrição no processo que destinaria uma bolsa integral de estudos no referido programa. Passada a programação elencada pela ULE, nos foi comunicado o aceite do egresso João Pedro Seefeldt.

João Pedro concluiu sua formação no curso de Direito ao final de 2016 e é lembrado pelos professores como aluno modelo na IEs. O sentimento, de acordo com João, é recíproco.

“Na carta de motivação expliquei que desde que ingressei na FADISMA, procurei não ser apenas um estudante regular, mas me envolver nas mais variadas oportunidades e atividades da faculdade para aprimorar minha formação acadêmica”, relembra.

Seefeldt participou de projetos de pesquisa e extensão em diferentes núcleos da FADISMA. Em seu currículo acadêmico constam passagens pelos Núcleos de Estudos em Webcidadania (NEW), Segurança Cidadã (NUSEC), Prática Profissional e Empreendedorismo (NUPPE) e Direito Internacional (NEDI); além de participação como estagiário na antiga Gerência de Projetos Institucionais, Coordenação de Comunicação e na Coordenação de Pesquisa, Monografia e Extensão.

João soube aproveitar as oportunidades da IEs

 

O processo de seleção da Fundación Carolina foi profundo, apesar de veloz – foram exigidos diversos documentos comprobatórios da trajetória acadêmica do egresso, carta de intenção, objetivos a médio-longo prazo além de uma entrevista com os responsáveis pela seleção na Espanha.

“Foi tudo muito rápido. Na primeira etapa havia menos de uma semana para redigir a carta de motivação e reunir todos os documentos necessários. Tive que informar todo meu histórico acadêmico, bem como explanar metas profissionais para o futuro. Após a aprovação na primeira fase, intensifiquei a prática do espanhol, com o objetivo de ir bem na entrevista. Depois dela, restou aguardar por um período de aproximadamente duas semanas até a confirmação por parte da Fundación”, relata João Pedro.

Com a carta de aprovação em mãos, chegou a vez de agilizar visto de estudos para a União Europeia, bem como enviar uma série de documentos para a ULE. No hiato até setembro, data marcada para a viagem, João pretende concluir seu mestrado que está em curso na Universidade Federal de Santa Maria.

Questionado sobre o tema de estudos na Espanha, cibersegurança, o egresso afirma que a linha conversa com seus estudos atuais na UFSM.

“O Programa pode ser considerado uma continuação das minhas pesquisas realizadas no mestrado da UFSM, na área de “Direitos Emergentes da Sociedade Global” e, especificamente, na linha de pesquisa “Direitos na sociedade em rede: atores, fatores e processos na mundialização” e no Centro de Estudos e Pesquisas em Direito & Internet – CEPEDI/UFSM, sob coordenação e orientação do Prof. Rafael Santos de Oliveira. Ademais, não se pode esquecer que, recentemente, entrou em vigor na União Europeia uma nova regulamentação sobre proteção de dados, a qual servirá como inspiração para normativas de outros países, inclusive o Brasil.”

Por fim, ficam os agradecimentos de Seefeldt.

“Agradeço à minha mãe, que é peça fundamental neste processo, sendo que, inclusive, senão fosse por sua insistência, não teria me inscrito na seleção. À FADISMA pela excelente oportunidade oferecida de formação e pela preocupação acadêmica não só com os alunos matriculados, mas também com os egressos, o que denota o compromisso assumido na missão de educar sempre, momento em que faço especial menção aos Professores Eduardo Rocha, Candisse Schirmer, Cristiane Pauli, Liana Merladete, Andrewes Pozeczek e Carolina Suptitz, que me acompanharam durante essa trajetória, especialmente durante meu estágio realizado na instituição. Ainda, não poderia deixar de agradecer o Prof. Rafael Santos de Oliveira, meu orientador no Mestrado da UFSM, que recebeu a notícia alegremente e está imprimindo os esforços necessários para que eu consiga finalizar os estudos antes da viagem. Enfim, a todos os familiares, amigos e colegas que, embora não soubessem exatamente o que estava acontecendo (por pura superstição minha de não contar as novidades antes da certeza!), me apoiam e acreditam em mim constantemente. Muito obrigado!”

Partiu Espanha!

 

Unidade de Comunicação

[email protected]

Imagem Formulário de Contato

Entre em contato

    Informa-se que a coleta e tratamento de dados pessoais pela Fadisma visa atender ao solicitado neste formulário, bem como para o envio de conteúdo institucional relativo aos serviços prestados por esta instituição, nos termos da nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE, a qual contém mais informações relevantes sobre o tema.

    Política de Privacidade