FADISMA - Notícias - Em busca de uma sociedade melhor: conheça o projeto Construindo a Cidadania

Fadisma - Faculdade de Direito de Santa Maria

Notícias

Central de Notícias

Em busca de uma sociedade melhor: conheça o projeto Construindo a Cidadania

Em busca de uma sociedade melhor: conheça o projeto Construindo a Cidadania

  • Direito, Graduação

Iniciativa faz parte da Formação para Liderança e Colaboração Discente

A escola é um local de muitos aprendizados. Além de se descobrir mais sobre os assuntos tradicionais, como português e matemática, também é onde convivemos com pessoas de fora do nosso círculo familiar. Ou seja, começamos a viver, de fato, em sociedade. Então, como seria se as escolas trabalhassem de modo diferenciado a formação para a participação cidadã, tornando os discentes mais preparados para lidar com as responsabilidades de viver em uma grande comunidade?

Essa é a proposta do projeto Construindo a Cidadania, da Formação para Liderança e Colaboração Discente da FADISMA.

Idealizado pela aluna do Curso de Direito Renata Ibarra, e com o apoio dos colegas Marianna Carpes Corrêa, Luiz Henrique Godoy da Costa, Isadora Giacobo Rodrigues, Ana Paula dos Santos Costenaro, Lorenzo Pandolfo Barros, Isadora Bolzan Mattana e Laura Dutra Teixeira, a iniciativa pretende conscientizar jovens em idade escolar sobre a funcionalidade do Estado, por meio do estudo lúdico da Constituição Federal e dos direitos humanos fundamentais.

Os alunos formaram um círculo durante a atividade, o que os aproximou dos discentes da FADISMA

Mas transmitir um conteúdo tão vasto e complexo para pessoas tão novas é um grande desafio e precisa ser feito com cuidado e didática. Por isso, o grupo está adotando a metodologia de círculos, muito utilizada na prática de mediação de conflitos e na justiça restaurativa. Não por acaso o grupo teve apoio da professora da FADISMA Isabel Cristina Martins, que é coordenadora do Centro de Estudos em Mediação e Práticas Restaurativas (CEMPRE) da Instituição.

Os círculos permitem que os participantes da iniciativa criem conexões com os adolescentes, alunos do oitavo ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Antônio Reis, e assim, focando na palavra e no respeito, passem esse conhecimento adiante. Agora, por meio de uma comunicação empática, esses jovens começam a compreender melhor como funcionam as instituições do Estado que afetam, direta ou indiretamente, o seu dia a dia.

A docente da FADISMA e coordenadora das iniciativas do Programa de Inovação e Cultura Educacional, Liana Merladete, falou sobre sua percepção em torno da jornada discente: “meu orgulho é tremendo por, sobretudo, a partir do notável vínculo que os alunos buscaram no seio da Justiça Restaurativa, representada pela já citada professora Cristina, conectarem aos nossos ensinamentos na formação. Com um trabalho intenso de planejamento estratégico junto à líder, foi notável o desenvolvimento e a performance frente a uma infinidade de competências socioemocionais. O resultado, além do ensino e da aprendizagem, alicerçados nas metodologias ativas e imersivas, frente o desempenho discente, é refletido na missão socialmente responsável do projeto, principalmente”.

A iniciativa ainda tem mais encontros marcados com os alunos da Escola Dom Antônio Reis durante este ano, e todo o projeto está sendo registrado em sua página do Instagram.

Além do aprendizado, a atividade promoveu momentos de aproximação pessoal entre os estudantes

Sobre a Formação para Liderança e Colaboração Discente

O objetivo do programa é trabalhar no protagonismo do aluno, no seu crescimento pessoal e no seu desenvolvimento enquanto potencial profissional, perpassando por lições de liderança e colaboração a partir de teoria e prática de planejamento estratégico, desdobramento de forças, fraquezas, ameaças e oportunidades, gestão de tempo, negociação, comunicação, entre outros pontos, num processo convergente junto a egresso(a) tutor(a) ativista e impacto a outros colegas, tudo alinhado com encontros focais de feedback e controle junto à professora coordenadora do programa.

 

 

Unidade de Comunicação

comunicacao@fadisma.com.br

Notícias Recentes

Categorias

Arquivo

VOLTAR
© 2020. FADISMA. Todos os direitos reservados. beagle ship criacao sites