FADISMA - Notícias - Conheça o projeto Orçamento Público: Um Instrumento De (Fiscaliz)Ação E Apreciação Das Contas Pública

Fadisma - Faculdade de Direito de Santa Maria

Notícias

Central de Notícias

Conheça o projeto Orçamento Público: Um Instrumento De (Fiscaliz)Ação E Apreciação Das Contas Pública

Conheça o projeto Orçamento Público: Um Instrumento De (Fiscaliz)Ação E Apreciação Das Contas Pública

  • NEW

O projeto faz parte da Formação para Liderança e Colaboração Discente da FADISMA

O Orçamento Público é, segundo o Governo Federal, um instrumento utilizado para planejar a utilização do dinheiro arrecadado com os tributos, sendo essencial para oferecer serviços públicos adequados, além de especificar gastos e investimentos que foram priorizados pelos poderes. Em outras palavras, ele diz como o dinheiro dos contribuintes está sendo utilizado pelos governantes.

Portanto, a análise desse orçamento é uma poderosa ferramenta de fiscalização a ser utilizada pela população. Isso, é claro, se as pessoas souberem como fazer tal análise.

Por isso, o discente de Ciências Contábeis da FADISMA Vinicius Rübenich articulou o projeto “Orçamento Público: Um Instrumento De (Fiscaliz)Ação E Apreciação Das Contas Públicas”, por meio da Formação para Liderança e Colaboração Discente do PIC (Programa de Inovação e Cultura) da Instituição.

A ideia é democratizar o conhecimento de contabilidade fiscal, formando cidadãos fiscalizadores e responsáveis, além de potenciais disseminadores desse mesmo conhecimento recém recebido. Assim, cria-se uma comunidade cada vez maior de pessoas assumindo o papel de inspetores das ações do poder público.

A atividade rendeu muito aprendizado para os alunos da Escola Cilon Rosa. Vinicius, à direita, de moletom cinza e azul, é o idelizador do projeto.

A primeira etapa do projeto aconteceu em outubro, com alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa. Por meio de um quiz com os alunos sobre o tema proposto iniciaram-se reflexões sobre o Orçamento Público e, então, o compartilhamento dos conhecimentos com os adolescentes.

A coordenadora do Programa de Inovação e Cultura Educacional da FADISMA e docente da Instituição, Liana Merladete, acompanhou a atividade. “A experiência foi incrível. Os discentes da Escola ficaram pedindo mais participação, teve engajamento, aprendizado e entretenimento, bem como um feedback super positivo da escola”, disse a professora.

O projeto não pretende parar por aí. Existem várias ideias para os próximos passos. No momento, está sendo preparado um material de divulgação que conta com um resumo acessível dos conteúdos tratados pela iniciativa, que serão distribuídos pelas escolas da cidade.

Além disso, há planos para uma exposição na Câmara de Vereadores de Santa Maria onde todos os cidadãos da cidade poderão ter acesso ao conteúdo de forma descomplicada.

Sobre a Formação para Liderança e Colaboração Discente

O objetivo do programa é trabalhar no protagonismo do aluno, no seu crescimento pessoal e no seu desenvolvimento enquanto potencial profissional, perpassando por lições de liderança e colaboração a partir de teoria e prática de planejamento estratégico, desdobramento de forças, fraquezas, ameaças e oportunidades, gestão de tempo, negociação, comunicação, entre outros pontos, num processo convergente junto a egresso(a) tutor(a) ativista e impacto a outros colegas, tudo alinhado com encontros focais de feedback e controle junto à professora coordenadora do programa.

 

Unidade de Comunicação

comunicacao@fadisma.com.br

 

 

Notícias Recentes

Categorias

Arquivo

VOLTAR
© 2020. FADISMA. Todos os direitos reservados. beagle ship criacao sites