Roda de Conversa virtual organizada por aluno da FADISMA trouxe Chefe da Polícia Civil para conversar com o público

Categorias:
Direito
,
Graduação
,
Institucional
,

Aconteceu ontem, 26/11, uma Roda de Conversa sobre Violência Doméstica, realizada pelo aluno do Curso de Direito Leonardo Velho, por meio da Formação para Liderança e Colaboração Discente do Programa de Inovação e Cultura Educacional (PIC), liderado pela professora da FADISMA Liana Merdalete.

Leonardo é Líder Ativista da Formação e organizou o evento com o objetivo de “trazer conhecimento e medidas sobre violência doméstica para o público geral”.

O evento foi organizado pelo aluno do Curso de Direito Leonardo Velho

A atividade foi um sucesso, com mais de 45 pessoas, contando com alunos da Instituição, professores e público externo, prestigiando simultaneamente. O evento contou com presenças ilustres como o juiz Rafael Pagnon Cunha, titular do Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Santa Maria e da delegada Elisabete Shimomura, responsável pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) no município, que realizou uma fala sobre a sua experiência dentro da DEAM.

“O evento atendeu além das minhas expectativas”, afirmou Leonardo. “Estou bastante feliz com o resultado. Acredito que a conscientização e orientação entraram em muitos lares na noite de ontem. A atividade foi emocionante, real e humana!” avaliou o organizador.

A iniciativa contou com a presença da delegada e Chefe da Polícia Civil no Rio Grande do Sul, Nadine Anflor, e as professoras da FADISMA Anniele Rosinski, que é facilitadora voluntária do juizado de Violência Doméstica de Santa Maria, e Olinda Barcelos, que também é Comissária da Polícia Civil no RS e atuou como mediadora da Roda.

A principal convidada da noite, a delegada Nadine, levantou o histórico da atuação feminina dentro das forças policiais no país, chamando atenção para o fato de que após a criação das primeiras Delegacias da Mulher, nos anos 80, o número de delegadas aumentou significativamente no país. “Os homens não queriam aqueles postos e, assim, abriu-se espaço para que as mulheres ingressassem em posições mais altas dentro da corporação”.

Nadine é delegada e Chefe da Polícia Civil no RS

A delegada também trouxe informações sobre canais de denúncia de violência contra mulher, dados de feminicídio no Rio Grande do Sul, entre outros.

A professora Anniele, ao realizar sua fala, comentou sobre a sua experiência enquanto facilitadora do Juizado de Violência doméstica, dividindo relatos e histórias com o público presente, enriquecendo o debate ao trazer um pouco do cotidiano dos profissionais que atuam nessa área.

Após a atividade, muitas pessoas enviaram mensagens para Leonardo, não só parabenizando pela iniciativa, mas também com relatos de que as falas foram informativas e de grande importância para o combate à violência doméstica. Esse retorno, certamente, é uma importante amostra da relevância de atividades assim e do potencial dos projetos realizados dentro da Formação para Liderança e Colaboração Discente. Parabéns, Leonardo, pelo grande evento!

Unidade de Comunicação

[email protected]

Imagem Formulário de Contato

Entre em contato

    Informa-se que a coleta e tratamento de dados pessoais pela Fadisma visa atender ao solicitado neste formulário, bem como para o envio de conteúdo institucional relativo aos serviços prestados por esta instituição, nos termos da nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE, a qual contém mais informações relevantes sobre o tema.

    Política de Privacidade