Saiba o que é Compliance Tributário e sua importância em 2023

Uma das expectativas do mercado para 2023 é a aprovação de uma nova regra fiscal para o país. As propostas de reforma tributária, que estão em tramitação no Congresso Nacional ou que serão apresentadas pelo novo governo, buscam simplificar as regras e tornar o modelo tributário brasileiro mais justo e eficiente. Afinal, o sistema vigente no país é bastante complexo e cheio de normas que variam em diversas localidades.

Independente de sua aprovação ou da manutenção da regra atual, as empresas continuarão necessitando de profissionais qualificados e atentos às exigências legais na área. Nesse contexto, e como uma profissão em alta para 2023, segue o Compliance Tributário.

O Compliance Tributário busca garantir que um negócio esteja em conformidade com a legislação fiscal do país, reduzindo complicações para a organização. Além disso, a prática ainda pode beneficiar empresas, identificando benefícios decorrentes de incentivos fiscais, reduzindo custos tributários e aumentando a lucratividade da empresa decorrente da mitigação de carga tributária.

Essa prática também pode otimizar os processos de uma organização, otimizando tempo e recursos. Como consequência, os negócios passam a conquistar mais espaços no mercado, destacando-se na concorrência por suas estruturas fiscais sólidas e transparentes. O aumento de investimento e a segurança jurídica do negócio são pontos relevantes para quem busca implementar um programa dessa natureza.

Um programa de Compliance Tributário também traz segurança ao contribuinte por meio da avaliação de riscos de o contribuinte sofrer exigências tributárias além das devidas em Lei. Outro ponto de extrema importância é a garantia que a empresa esteja sobre uma carga tributária compatível com seus negócios, estabelecendo estratégias de defesa com base na legislação fiscal do país.

É importante ressaltar, por fim, que o Compliance Tributários exige um trabalho de fiscalização periódica e contínua, mantendo sempre a empresa em conformidade com a Lei e tornando seus negócios transparentes para o consumidor, investidores e gestores.