BLOG: Mundo afora #2 – A Universidade

Categorias:
Mundo Afora
,

A Universidade de Cantábria é um nem tão novo ambiente para nós. Trata-se de um lugar completo em termos de infraestrutura e que oferece a maioria dos cursos de graduação, além de várias linhas de mestrado e doutorado – uma grande Universidade, similar às brasileiras. Diferentemente do Brasil, o acesso ao ensino superior na Espanha é facilitado, tanto pelo lado econômico, pois os valores anuais de um mestrado aqui giram em torno de 1000 euros ao ano, quanto pela disponibilidade de vagas, bem como pelo processo seletivo ser mais simples.

A maioria dos cursos de graduação da Universidade possui um prédio próprio – em nosso caso, os cursos de Direito e Ciências Econômicas dividem o mesmo prédio. Todo o lado direito do prédio é do pessoal do curso de Direito e o lado esquerdo do curso de Economia. No centro do prédio está a biblioteca, de três andares, somente com livros dessas duas áreas. Dentro do prédio encontramos uma sala de informática bem equipada, com vários computadores, sala de xerox, um refeitório e uma área de almoço com micro-ondas e fogão elétrico.

Biblioteca dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito e Economia

 

Para os intercambistas que se aventuram pela primeira vez com a língua espanhola, é disponibilizado um curso de espanhol com turmas de alunos de toda parte do mundo. Também é possível estudar inglês dentro da Universidade. Encontrar gente que não sabe espanhol pelos corredores é mais comum do que imaginávamos.

Centro de Idiomas onde alunos estrangeiros cursam línguas como espanhol e inglês

 

As salas de aula de modo geral são bem grandes, mas variam muito de acordo com a cadeira que vai ser lecionada. As optativas são em salas de aula menores, com capacidade para uns 60 alunos. Já as obrigatórias são bem mais espaçosas, com lugar para 120 pessoas, adaptada com microfone na mesa do professor. Também existem as salas de tutorias, anexas às salas dos professores. Cada área do curso possui uma sala própria, que pertence ao professor ministrante da determinada disciplina, no caso de Direito Constitucional, por exemplo, seis professores fazem uso da mesma sala.

A metodologia de ensino varia para cada professor, mas é impressionante como os alunos, mesmo numa sala com mais de 100 pessoas, ficam totalmente em silencio e respeitam o professor, um dos grandes diferenciais da rotina de aula. Alguns alunos, como no Brasil, anotam cada palavra que o professor diz. Outros, apenas observam atentamente. As provas e trabalhos são um pouco mais complexas do que no ensino brasileiro, bem como o nível de exigência dos professores, mais alto.

Em suma, o ambiente da Universidade de Cantábria é bem receptivo aos estrangeiros, que encontram todo o suporte para tocar os estudos aqui. O nível de exigência e atenção é mais alto, talvez pela internacionalidade das turmas, que resulta em uma concentração maior dos alunos, muito em função do idioma. Em termos de infraestrutura, trata-se de um lugar impecável, que fornece todo o necessário para o melhor rendimento acadêmico.

 

Ariel Arigony

Imagem Formulário de Contato

Entre em contato

    Informa-se que a coleta e tratamento de dados pessoais pela Fadisma visa atender ao solicitado neste formulário, bem como para o envio de conteúdo institucional relativo aos serviços prestados por esta instituição, nos termos da nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE, a qual contém mais informações relevantes sobre o tema.

    Política de Privacidade