Atividade aconteceu como parte da disciplina de Direito Constitucional II
Tendo como principal objetivo a missão de Educar Sempre, o corpo docente da FADISMA busca maneiras novas de transmitir o conhecimento para os alunos, com trabalhos e avaliações que rompam barreiras e criem situações novas de aprendizagem para os discentes.
Com essa visão, a professora e vice coordenadora do Curso de Direito da FADISMA, Nathalie Kuczura, avaliou os alunos da disciplina de Direito Constitucional II, nos períodos diurno e noturno, com uma avaliação inusitada no dia 20 de novembro: a encenação de uma simulação do trâmite de Projeto de Lei e Proposta de Emenda Constitucional (PEC) hipotético.
Os discentes assumiram o papel de Presidente da república, senadores, deputados e representantes da sociedade civil, que contava até mesmo com a presença de manifestantes contrários à proposição. O objetivo da atividade avaliativa era explorar mais o conteúdo trabalhado na disciplina, em especial no que diz respeito ao processo legislativo.
Os papeis dos alunos, os textos encenados e toda a parte logística da atividade foi planejada via internet, por meio do sistema Moodle da Instituição, plataforma digital que permite a realização e organização de tarefas no plano virtual, e acompanhamento da professora na organização da atividade e engajamento dos alunos na sua construção, permitindo até mesmo que se faça avaliações e a submissão de trabalhos escritos em uma plataforma especializada.
Confira alguns registros da atividade com a turma de Direito Constitucional II Diurno:
Unidade de Comunicação