O Código de Defesa do Consumidor foi o assunto da participação da FADISMA no 1º Curso de Formação de Multiplicadores em Trabalho, Justiça e Cidadania, promovido pelo Núcleo de Trabalho, Justiça e Cidadania da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (ANAMATRA), na última sexta-feira. O curso teve início no dia 13 e terá continuidade nos dias 27 e 28 de junho no Fórum de Santa Maria.
Para iniciar a abordagem do Código de Defesa do Consumidor para os professores participantes do curso, a FADISMA fez apresentação de esquete das Lojas Cucaracha. Na esquete, dirigida pela professora Cândice Lorenzoni, os alunos mostraram situações fictícias relacionadas com a compra de uma geladeira defeituosa e da aquisição de um imóvel mediante propaganda enganosa.
Esses dois focos – segurança e qualidade dos produtos e propaganda enganosa e abusvia foram os mesmos da explanação da professora Luciane Padoin Dias. Na abordagem, a professora da FADISMA, evidenciou que o CDC se aplica a todas as situações em que há uma relação de consumo, compreendendo consumidor e fornecedor.
Luciane falou sobre a obrigação do prazo de garantia, o vício oculto, a abusvidade da garantia estendida oferecida por algumas lojas, a propaganda como cláusula contratual, a indução do erro provocada pela propaganda enganosa, a defesa coletiva e individual.
Após a explanação, houve participação ativa dos presentes por meio de diversas questões relacionadas com direitos do consumidor, como problemas com telefonia móvel e queima de aparelhos eletrônicos e de informática.
O recado deixado por Luciane Padoin Dias é que o Código de Defesa do Consumidor interessa a todos e deveria integrar, nas escolas, as discussões em sala de aula, como por exemplo, nas disciplinas Língua Portuguesa e Matemática.
O Código de Defesa do Consumidor foi o assunto da participação da FADISMA no 1º Curso de Formação de Multiplicadores em Trabalho, Justiça e Cidadania, promovido pelo Núcleo de Trabalho, Justiça e Cidadania da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (ANAMATRA), na última sexta-feira. O curso teve início no dia 13 e terá continuidade nos dias 27 e 28 de junho no Fórum de Santa Maria.
Para iniciar a abordagem do Código de Defesa do Consumidor para os professores participantes do curso, a FADISMA fez apresentação de esquete das Lojas Cucaracha. Na esquete, dirigida pela professora Cândice Lorenzoni, os alunos mostraram situações fictícias relacionadas com a compra de uma geladeira defeituosa e da aquisição de um imóvel mediante propaganda enganosa.
Esses dois focos – segurança e qualidade dos produtos e propaganda enganosa e abusvia foram os mesmos da explanação da professora Luciane Padoin Dias. Na abordagem, a professora da FADISMA, evidenciou que o CDC se aplica a todas as situações em que há uma relação de consumo, compreendendo consumidor e fornecedor.
Luciane falou sobre a obrigação do prazo de garantia, o vício oculto, a abusvidade da garantia estendida oferecida por algumas lojas, a propaganda como cláusula contratual, a indução do erro provocada pela propaganda enganosa, a defesa coletiva e individual.
Após a explanação, houve participação ativa dos presentes por meio de diversas questões relacionadas com direitos do consumidor, como problemas com telefonia móvel e queima de aparelhos eletrônicos e de informática.
O recado deixado por Luciane Padoin Dias é que o Código de Defesa do Consumidor interessa a todos e deveria integrar, nas escolas, as discussões em sala de aula, como por exemplo, nas disciplinas Língua Portuguesa e Matemática.