FADISMA representada no 24º CIAED

Categorias:
Destaque
,

Segmentos de Comunicação e Educação a Distância estiveram no evento em Florianópolis/SC

Entre os dias 3 e 7 de outubro, Florianópolis, capital de Santa Catarina, recebeu o 24º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, evento que reuniu Instituições de Ensino Superior de diversos lugares do Brasil para discutir a Educação a Distância. Dentre elas, a FADISMA, que esteve representada pelo Coordenador de Educação a Distância, Andrewes Koltermann; pela Coordenadora de Relações Públicas e do Núcleo de Estudos em (Web)cidadania, Liana Merladete; e pela colaboradora responsável pelo Design Institucional na Unidade de EaD, Lóren Kellen Carvalho Jorge.

Andrewes, Lóren e Liana: comitiva da FADISMA no 24º CIAED

 

O 24° CIAED teve como tema a Experimentação em EAD. O evento possibilitou a aproximação de Instituições atuantes no setor e também com aquelas que ainda não desbravaram o ambiente de ensino e aprendizagem a distância. Durante o evento, o paradigma do setor foi apontado como portador de uma potencialidade para criar novas experiências educacionais, uma consequência de um movimento iniciado dentro do Ministério da Educação, favorável às metodologias EaD.

 

 

Idealizado pelo Coordenador de Educação a Distância da FADISMA, Andrewes Koltermann, o projeto Mirante foi enquadrado no segmento de inovação, assim como o projeto Focalize, por parte da Coordenadora de Relações Públicas, Liana Merladete. Ambos projetos aproximam o universo das tecnologias da informação e da comunicação ao desenvolvimento de competências e habilidades do empreendedorismo cívico.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Liana, ainda, realizou o lançamento de sua obra “Do (Re)conhecimento de Competências, um novo papel para as TICS no Ensino Superior”, em formato de E-book. A obra está disponível gratuitamente no Google Play Livros, até o final dessa semana, neste link. Para Smartphones e tablets, é necessário instalar o app Google Play Livros para Android e iPad/iPhone. Ele sincroniza automaticamente com sua conta e permite ler on-line ou off-line.  Já para laptops e computadores, é possível acessar a obra via navegador. 

 

 

 

 

Já Lóren, por sua vez, abordou em sua apresentação os elementos que compõem a Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP) em videoaulas. Ministrou uma breve definição sobre o que é a videoaula, quais são os potenciais que o recurso proporciona, entre outros elementos.

 

 


 

 

 

 

O 24º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância contou com palestrantes de renome internacional e com pesquisadores reconhecidos no país.  Na avaliação dos participantes que representaram a FADISMA, trata-se de uma imersão importante para a tomada de decisões futuras acerca da Educação a Distância.

"O congresso deixa como perspectiva a disrupção constante, curricular e extracurricularmente e, também, independente da modalidade ser presencial ou a distância. Das ações mais simples às mais complexas, precisamos, não só no universo da sala de aula, mas no administrativo, dirigir nossos esforços à inovação. Instrumentos novos virão aos montes. O que nos distingue é a utilização eficiente e eficaz, mas, sobretudo, aliada ao anseio do aluno. Essa deve ser nossa meta", afirma Liana.

 

Unidade de Comunicação

[email protected]

Imagem Formulário de Contato

Entre em contato

    Informa-se que a coleta e tratamento de dados pessoais pela Fadisma visa atender ao solicitado neste formulário, bem como para o envio de conteúdo institucional relativo aos serviços prestados por esta instituição, nos termos da nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE, a qual contém mais informações relevantes sobre o tema.

    Política de Privacidade