Alunos da FADISMA usam o teatro para aprender direito.
A idéia foi da Professora Luciane Maria Padoin Dias, responsável pela disciplina de direito Civil I. Ela lançou a idéia e os alunos gostaram da experiência de utilizar técnicas teatrais para ajudar na compreensão de temas e como forma de aprofundar os conhecimentos através da pesquisa.
O programa da disciplina de Direito Civil I contempla uma unidade que objetiva estudar os fundamentos históricos do direito civil contemporâneo. Foi feita uma retomada do século XVIII (no contexto europeu) até chegar à realidade brasileira da codificação, isto é, o primeiro Código Civil, que é de 1916. Toda essa evolução histórica foi necessária para compreender e situar o Direito Civil no cenário do novo Código.
Para isso foi utilizado o teatro, onde os alunos, através da montagem de textos desenvolveram os estudos da evolução histórica do direito civil brasileiro. Para inspiração e montagem eles realizaram pesquisa bibliográfica e jurisprudencial, depois, foi só transportar para o palco.
Graziela Celich Dani, Patrícia Trindade Biscaino, Juliana Flores Coradini, Raphaela Santos de Lima e Fidêncio Luiz Machado Neto, alguns dos alunos que participaram da experiência, afirmaram que os resultados foram positivos em todos os aspectos. Ao mesmo tempo em que se divertiram, concluíram que é fundamental para o advogado essa vivência da linguagem visual e corporal que o teatro proporciona. Em um júri, por exemplo, o advogado precisa utilizar o corpo, se expressar, possuir um domínio além da matéria.
A Professora Luciane destaca que os principais temas abordados pelos alunos foram a propriedade, o contrato e a fam
Alunos da FADISMA usam o teatro para aprender direito.
A idéia foi da Professora Luciane Maria Padoin Dias, responsável pela disciplina de direito Civil I. Ela lançou a idéia e os alunos gostaram da experiência de utilizar técnicas teatrais para ajudar na compreensão de temas e como forma de aprofundar os conhecimentos através da pesquisa.
O programa da disciplina de Direito Civil I contempla uma unidade que objetiva estudar os fundamentos históricos do direito civil contemporâneo. Foi feita uma retomada do século XVIII (no contexto europeu) até chegar à realidade brasileira da codificação, isto é, o primeiro Código Civil, que é de 1916. Toda essa evolução histórica foi necessária para compreender e situar o Direito Civil no cenário do novo Código.
Para isso foi utilizado o teatro, onde os alunos, através da montagem de textos desenvolveram os estudos da evolução histórica do direito civil brasileiro. Para inspiração e montagem eles realizaram pesquisa bibliográfica e jurisprudencial, depois, foi só transportar para o palco.
Graziela Celich Dani, Patrícia Trindade Biscaino, Juliana Flores Coradini, Raphaela Santos de Lima e Fidêncio Luiz Machado Neto, alguns dos alunos que participaram da experiência, afirmaram que os resultados foram positivos em todos os aspectos. Ao mesmo tempo em que se divertiram, concluíram que é fundamental para o advogado essa vivência da linguagem visual e corporal que o teatro proporciona. Em um júri, por exemplo, o advogado precisa utilizar o corpo, se expressar, possuir um domínio além da matéria.
A Professora Luciane destaca que os principais temas abordados pelos alunos foram a propriedade, o contrato e a fam