PESQUISA, DEDICAÇÃO E O PASSAPORTE PARA O PROGRESSO NA ACADEMIA E NO MERCADO

Entre os dias 8 e 15 de julho foram realizadas as defesas dos trabalhos de conclusão de curso dos formandos da 4ª turma de Direito da FADISMA. Foram 21 monografias e uma série de temas interessantes, desde os tradicionais aos mais ousados.

Para a direção da FADISMA, uma monografia é a expressão máxima da habilidade conceitual absorvida durante os longos anos de aprendizado no curso, “uma vez que este espera formar profissionais que além de conhecimento específico, possam apresentar autonomia, senso crítico, flexibilidade, dentre outras qualidades”, diz o professor e diretor Eduardo de Assis Brasil Rocha.

O fato para ele, é que a monografia, justamente nesse sentido, suscita que o estudante empregue os saberes assimilados ao longo de seu curso, e até mais: “que aponte uma contribuição efetiva no avanço científico e tecnológico referente ao curso, ou carreira que escolheu”.

Segundo a professora Pâmela Marconatto Marques, coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Monografia, neste semestre a Instituição procurou proporcionar uma recepção interessante para os alunos e familiares. Café, banner de boas vindas, essas foram algumas das ações para acolher os alunos e entes queridos neste momento importante.

Sobre as temáticas, Pâmela destaca, ainda, que as monografias estão se engajando cada vez mais com a realidade e efetivamente preocupando-se com seu papel social.

A professora conta que é a partir daí que os trabalhos do período trouxeram várias pesquisas de campo e análises miltidisciplinares, envolvendo áreas como a Psicologia, História, Filosofia e Assistência Social.

Alguns dos demais professores da Instituição também deram o seu depoimento, destacando o valor da etapa na vida não só acadêmica, como pessoal e profissional.

De acordo com Jair Pereira Coitinho, professor de Direito Processual Civil e de Estágio Supervisionado, que neste semestre letivo foi orientador de duas monografias e co-orientador de uma, a etapa é muito importante.

Coitinho diz que “a pesquisa é essencial à formação de qualquer acadêmico, não só na área jurídica, mas aqui também e especialmente, visto que faz parte da ciência jurídica”. O professor aponta que “fazer pesquisa é ato de disciplina, coragem e, sobretudo, de honestidade intelectual”.

Ele ainda comenta que a pesquisa vai representar um diferencial no mercado de trabalho e completa: “A pesquisa do caso concreto exige um método e uma técnica que devem ser aprendidas já nos bancos da Faculdade. Todavia, mais importante do que saber pesquisar é saber o quê e como pesquisar, e este é o grande desafio para os professores que orientam tais trabalhos”.

Para ele, “o conhecimento é um constante revisitar que exige reflexão e também ação, desde que com método”. Coitinho cita, inclusive, Edgar Morin: a inquietude não deve ser negada, mas remetida para novos horizontes e se tornar nosso próprio horizonte.

A opinião é compartilhada pela professora Joséli Fiorin Gomes. Ela que ministra Direito Internacional Privado e Prática de Negociação, também foi orientadora. “O período de realização da monografia de conclusão de curso é importante para o acadêmico porque se trata de um momento de síntese dos conhecimentos e experiências obtidas durante a graduação, que o permite expressar as opiniões formadas em tal período bem como traçar a área específica à qual pretende, na futura inserção profissional, se dedicar com maior afinco”.

Joséli ainda destaca que a realização da monografia permite que, com a escolha do tema, pesquisa e elaboração do texto, o aluno perceba outras possibilidades de aprimoramento para a sua carreira, como a inserção na pós-graduação.

Essa fase de conclusão de uma etapa e ingresso em outra também é comentada por Marícia Fortes Missel. A professora, que ministra Processo Penal I e III, Direito da Criança e do Adolescente, além de Estágio Supervisionado III e IV e atuação no Serviç

Entre os dias 8 e 15 de julho foram realizadas as defesas dos trabalhos de conclusão de curso dos formandos da 4ª turma de Direito da FADISMA. Foram 21 monografias e uma série de temas interessantes, desde os tradicionais aos mais ousados.

Para a direção da FADISMA, uma monografia é a expressão máxima da habilidade conceitual absorvida durante os longos anos de aprendizado no curso, “uma vez que este espera formar profissionais que além de conhecimento específico, possam apresentar autonomia, senso crítico, flexibilidade, dentre outras qualidades”, diz o professor e diretor Eduardo de Assis Brasil Rocha.

O fato para ele, é que a monografia, justamente nesse sentido, suscita que o estudante empregue os saberes assimilados ao longo de seu curso, e até mais: “que aponte uma contribuição efetiva no avanço científico e tecnológico referente ao curso, ou carreira que escolheu”.

Segundo a professora Pâmela Marconatto Marques, coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Monografia, neste semestre a Instituição procurou proporcionar uma recepção interessante para os alunos e familiares. Café, banner de boas vindas, essas foram algumas das ações para acolher os alunos e entes queridos neste momento importante.

Sobre as temáticas, Pâmela destaca, ainda, que as monografias estão se engajando cada vez mais com a realidade e efetivamente preocupando-se com seu papel social.

A professora conta que é a partir daí que os trabalhos do período trouxeram várias pesquisas de campo e análises miltidisciplinares, envolvendo áreas como a Psicologia, História, Filosofia e Assistência Social.

Alguns dos demais professores da Instituição também deram o seu depoimento, destacando o valor da etapa na vida não só acadêmica, como pessoal e profissional.

De acordo com Jair Pereira Coitinho, professor de Direito Processual Civil e de Estágio Supervisionado, que neste semestre letivo foi orientador de duas monografias e co-orientador de uma, a etapa é muito importante.

Coitinho diz que “a pesquisa é essencial à formação de qualquer acadêmico, não só na área jurídica, mas aqui também e especialmente, visto que faz parte da ciência jurídica”. O professor aponta que “fazer pesquisa é ato de disciplina, coragem e, sobretudo, de honestidade intelectual”.

Ele ainda comenta que a pesquisa vai representar um diferencial no mercado de trabalho e completa: “A pesquisa do caso concreto exige um método e uma técnica que devem ser aprendidas já nos bancos da Faculdade. Todavia, mais importante do que saber pesquisar é saber o quê e como pesquisar, e este é o grande desafio para os professores que orientam tais trabalhos”.

Para ele, “o conhecimento é um constante revisitar que exige reflexão e também ação, desde que com método”. Coitinho cita, inclusive, Edgar Morin: a inquietude não deve ser negada, mas remetida para novos horizontes e se tornar nosso próprio horizonte.

A opinião é compartilhada pela professora Joséli Fiorin Gomes. Ela que ministra Direito Internacional Privado e Prática de Negociação, também foi orientadora. “O período de realização da monografia de conclusão de curso é importante para o acadêmico porque se trata de um momento de síntese dos conhecimentos e experiências obtidas durante a graduação, que o permite expressar as opiniões formadas em tal período bem como traçar a área específica à qual pretende, na futura inserção profissional, se dedicar com maior afinco”.

Joséli ainda destaca que a realização da monografia permite que, com a escolha do tema, pesquisa e elaboração do texto, o aluno perceba outras possibilidades de aprimoramento para a sua carreira, como a inserção na pós-graduação.

Essa fase de conclusão de uma etapa e ingresso em outra também é comentada por Marícia Fortes Missel. A professora, que ministra Processo Penal I e III, Direito da Criança e do Adolescente, além de Estágio Supervisionado III e IV e atuação no Serviç

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