Volta às Aulas FADISMA 2021.1: confira todos os detalhes

No dia 01/03, terá início mais um semestre letivo na FADISMA, momento esse de muita alegria para a nossa Instituição, que neste ano completa 18 anos de história.

De forma progressiva e gradual, conforme anunciado anteriormente em nosso site e em nossas redes sociais, também serão retomadas as nossas atividades no formato presencial. Por isso, compilamos nesta matéria todos os esclarecimentos e orientações a respeito de como será o processo de retorno.

Antes de tudo, queremos agradecer mais uma vez aos nossos alunos, professores e demais colaboradores pelo engajamento e compromisso frente ao desafio imposto a todos nós nesses últimos 12 meses.

No dia 16/03/2020, as atividades presenciais na FADISMA foram suspensas. E hoje, ainda que diante das imprevisibilidades trazidas pela pandemia, estamos mais do que nunca encorajados e esperançosos a continuar nossa missão, sabendo que poderemos contar com todos vocês mais uma vez. Nosso desejo é estar de volta ao lar, com afeto e segurança acima de tudo.

Retomada presencial

Como apontado no início do texto, todas as atividades acadêmicas de ensino, pesquisa, extensão e prática profissional, em todos os cursos presenciais da FADISMA, serão retomadas de forma progressiva e gradual nas instalações físicas da Faculdade a partir de 01/03.

Para isso, em primeiro lugar, deverão ser observadas, por toda a comunidade acadêmica, as regras contidas na Cartilha de Orientações para o Retorno das Atividades Presenciais e Prevenção à Covid-19, elaborada pelo COE-E Local (Centro de Operações de Emergência em Saúde para a Educação), baseada em seu Plano de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle da COVID-19 da FADISMA, aprovado pela Secretaria de Município da Educação da Prefeitura Municipal de Santa Maria no dia 16/02.

Outros documentos importantes, como a Resolução 001, de 22/02/2021, que trata sobre a retomada presencial, publicada pela Direção Geral da FADISMA, podem ser acessados neste link.

Pedimos gentilmente que todos os alunos, professores e demais colaboradores leiam a Cartilha com atenção. Em caso de dúvidas, basta escrever para [email protected]

Modelo de Distanciamento Controlado

Destacamos que as atividades presenciais deixarão de ocorrer somente quando a bandeira vigente do Modelo de Distanciamento Controlado estiver preta, ou mediante alguma norma específica, seja municipal, estadual ou federal, que determine a paralisação das atividades presenciais em Instituições de Ensino Superior, a exemplo do Decreto Executivo nº 21, emitido no dia 21/02, que suspende as atividades presenciais ou híbridas de ensino, para todos os níveis de educação em âmbito municipal, até o dia 28/02.

Cronograma

Em relação aos cronogramas das atividades presenciais dos cursos de Direito e Ciências Contábeis, os mesmos já podem ser acessados na página exclusiva que criamos para a Retomada Presencial, disponível neste link.

Escalonamento

Curso de Direito

No cronograma das atividades presenciais do curso de Direito (diurno e noturno) consta, em cada disciplina, a indicação dos grupos de alunos que estarão liberados para comparecer nas atividades presenciais. Esses grupos podem ser identificados, no arquivo, das seguintes formas:

Por letras do alfabeto

De A a L ou de M a Z

Todos os alunos cujos nomes iniciem por esses intervalos de letras, indicados nas disciplinas do cronograma, poderão comparecer nas disciplinas e horários indicados.

Por grupos propriamente ditos

Grupo 1 e Grupo 2

Neste modelo, o próprio professor da disciplina define os alunos inseridos em cada grupo.

Há ainda disciplinas em que, pela natureza da atividade que será realizada, não será necessário escalonamento. Para tanto, os alunos se organizarão na sala por ordem de chegada sob orientação do professor, que poderá fazer a tutoria de duas salas ao mesmo tempo, se necessário.

É importante frisar que as tabelas poderão sofrer ajustes quanto aos horários e divisão das turmas. Sempre na semana anterior, às sextas-feiras, será divulgado no site da Retomada Presencial a tabela atualizada para a semana seguinte.

Também ressaltamos que, de acordo com o Plano de Contingência, será respeitado o distanciamento mínimo obrigatório de 1,5 metros entre as pessoas, considerando o limite de 50% de utilização da capacidade das salas de aula.

Quaisquer questionamentos relacionados ao cronograma de atividades podem ser encaminhados para a Coordenação do curso de Direito: [email protected]

Curso de Ciências Contábeis

Para o curso de Ciências Contábeis, não haverá necessidade de escalonamento das disciplinas por grupos. Sendo assim, os alunos se organizarão na sala por ordem de chegada, respeitando o distanciamento mínimo, sob orientação do professor.

No dia 25/02, às 18h, também será realizada uma reunião de representantes de turmas para esclarecer toda e qualquer dúvida oriunda do corpo discente.

Não obrigatoriedade de presença.

O comparecimento às atividades presenciais não será obrigatório aos membros da comunidade acadêmica considerados de grupos de risco e aos que se sentirem inseguros com a presença física por questões de saúde. No entanto, será necessário apresentar a justificativa para a coordenação de cada curso, para efeito estatístico, mediante abertura de processo junto à Secretaria Geral, que, juntamente com o professor da(s) disciplina(s), proporcionarão os encaminhamentos pertinentes. A justificativa, cujo modelo de preenchimento pode ser baixado aqui, poderá ser encaminhada para o e-mail [email protected]. Aos alunos que não puderem comparecer presencialmente, será disponibilizada na Plataforma Educacional uma atividade correspondente à atividade ocorrida no encontro presencial.

Sendo assim, queremos reforçar o pedido de que, em caso de dúvidas ou quaisquer outras inquietações, contate a nossa Coordenação de Ingresso e Permanência (CINPER) pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (55)9601-2267. Será um prazer atendê-los. Compreendemos que muitas dúvidas poderão surgir. Nosso desejo é poder esclarecer todas elas rapidamente e da melhor forma possível. Desejamos revê-los tão logo em nossos corredores e salas de aulas, com muito afeto e segurança!

Unidade de Comunicação

[email protected]

Imagem Formulário de Contato

Entre em contato

    Informa-se que a coleta e tratamento de dados pessoais pela Fadisma visa atender ao solicitado neste formulário, bem como para o envio de conteúdo institucional relativo aos serviços prestados por esta instituição, nos termos da nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE, a qual contém mais informações relevantes sobre o tema.

    Política de Privacidade

    Fadisma